Exposición en Paris, Ile-de-France, Francia

Transformed Land

Dónde:
Centre Culturel Calouste Gulbenkian - Fundação Calouste Gulbenkian / 39 boulevard de La Tour Maubourg / Paris, Ile-de-France, Francia
Cuándo:
17 oct de 2011 - 18 dic de 2011
Inauguración:
17 oct de 2011
Comisariada por:
Descripción de la Exposición
Artistas: Claudia Angelmaier, Tacita Dean, Joachim Koester, Filipa Cesar, Geert Goiris, Jem Southam, Collier Schorr, Rachel Reupke y Benno Schlicht.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A nova delegação da Fundação Gulbenkian em Paris abre ao público no dia 17, no Boulevard de la Tour Maubourg, 39, na zona dos Invalides, num espaço remodelado e adaptado às necessidades de um moderno centro. O novo edifício, datado de 1869, está localizado nos Invalides, dispondo de cerca de 1.900 metros quadrados, distribuídos por cinco andares e uma cave. Criado por Teresa Nunes da Ponte, o projecto de adaptação do espaço contempla uma área expositiva com cerca de 240 metros quadrados, e uma sala polivalente com 140 lugares para a realização de colóquios e conferências. A biblioteca é dotada das mais modernas tecnologias, sendo suficientemente ampla para acolher o seu valioso acervo de 90.000 livros, dispondo de uma zona de livre acesso de cerca de 240 ... metros quadrados, com mais de 11.000 títulos já disponíveis. Para além de uma zona de leitura dispõe, ainda, de uma zona multimédia.

 

No dia da abertura do novo espaço, é inaugurada também a exposição de fotografia Transformed Land, comissariada por Sérgio Mah, com trabalhos de artistas como Tacita Dean, Filipa César ou Claudia Angelmeier (ver abaixo).

 

Desde 1965 que a Fundação desenvolvia as suas actividades na antiga residência de Calouste Gulbenkian, no nº 51 da Avenue d'Iéna. Este centro desempenhou um papel fundamental ao longo de mais de quatro décadas, no quadro das relações luso-francesas, e a sua biblioteca tornou-se entretanto a maior e mais importante biblioteca de língua portuguesa fora de Portugal e do Brasil. Apesar do valor simbólico do palacete da Avenue d'Iéna, tornou-se necessário procurar um novo local, mais preparado para as exigências da actividade cultural contemporânea e com capacidade para acolher, em boas condições, a volumosa biblioteca. O novo espaço da Boulevard de la Tour Maubourg pretende continuar o trabalho realizado nas últimas quatro décadas, aproveitando o capital acumulado, contribuindo para o processo de debate e reflexão actualmente em curso sobre uma sociedade em mudança.

 

Transformed Land. A paisagem como lugar

 

A exposição, com curadoria de Sergio Mah, organiza-se em torno de práticas recentes da imagem - fotografia e vídeo - associadas, de algum modo, à representação da paisagem, reenviando para as histórias, significados e circunstâncias topográficas dos lugares representados. Todos os trabalhos expostos foram produzidos no último decénio, período que corresponde também à plena afirmação artística da maioria dos nove autores participantes. São eles Jem Southam (n. 1950, Bristol, Inglaterra), De Geert Goiris (1971, Bornem, Bélgica), Claudia Angelmaier (1972, Göppingen, Alemanha), Tacita Dean (n. 1965, Cantuária, Inglaterra), Joachim Koester (1962, Copenhaga, Dinamarca), Collier Schorr (1963, Nova Iorque, EUA), Filipa César (1975, Porto, Portugal), Rachel Reupke (1971, Londres, Inglaterra) e Benno Schlicht (1962, Hunteburg, Alemanha).

 

As diversas obras aqui reunidas procuram reexaminar a realidade através das suas dúvidas e contradições, justapondo presente e passado, banalidade e estranheza, evidência e contra-evidência, verdade e ficção. A mostra pretende convocar uma das competências mais pertinentes da criação artística, a de interpelar directamente o espectador nas suas convicções, nas suas expectativas e no modo como percebe e se posiciona no mundo.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Collier Schorr, Arrangement 8 -Blumen-, 2006.

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones