Exposición en Lisboa, Portugal

Marta Soares. Novas Pinturas

Dónde:
Módulo - Centro Difusor de Arte / Calçada Dos Mestres 34 A/b / Lisboa, Portugal
Cuándo:
03 mar de 2012 - 10 abr de 2012
Inauguración:
03 mar de 2012
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Marta Soares (Lisboa, 1973) regressa ao Módulo com uma novo conjunto de pinturas. Esta artista iniciou a sua carreira no início da década de 90 afirmandose com um percurso pessoal e de grande coerência. A obra desta pintora caracteriza-se pela afirmação da fisicidade do material (acrílico), pela reflexão sobre o processo pictórico, pela independência do material em relação ao suporte e, finalmente, pela questão objetual da pintura e a negação do gestual.

 

Sobre a obra de Marta Soares escreveu Carlos Vidal num catálogo sob o título, Escultura da invisibilidade: '... Marta persegue a escultura através da pintura, investe as grelhas de elementos habitualmente heterogéneos... escolhe como visíveis, ou presentificados, os elementos soterrados da pintura, as suas 'costas'. É desta reinversão permanente que nasce o informe, e é sobretudo daqui que nasce a pintura, precisamente porque 'nasce' e não préexiste ao processo. Marta enfatiza-o ... como 'fundadora' do quadro, não porque seja uma artista 'processual' nem 'experimental', mas porque vê no processo uma desocultação da própria pintura.'

 

A pintura de Marta Soares constrói-se a partir sempre de um referente inicial. Neste caso uma parede de azulejos que serve de matriz para todos estes trabalhos. Cabe aqui citar José Luís Porfírio (Expresso 10.04.10): '... Uma grelha... ou a multiplicada multidão de pequenos quadros dentro do quadro que acontecem caso a caso, por vezes com uma minúcia surpreendente, a sua presença é fortíssima de longe e fascínio caleidoscópio de perto, e tudo acontece como se fosse obra do acaso, ou antes, da erosão, obra do tempo desagregador das coisas, trabalhando-as, enriquecendo-as continuadamente.'. O próprio processo nega qualquer vestígio da mão (gesto da pintora), pois o que vemos é sempre o negativo da pintura inicial realizada na parede de azulejos. É a parede que serve de objecto para esta pintura. As obras de Marta Soares, que agora se apresentam, vêm na continuidade dos trabalhos da sua mostra anterior, Wallsurfing, em que a pintura se apresentava como uma metáfora de lugares que estiveram na sua origem. Agora, a pintura apresentase como matéria autónoma e expressiva de uma multiplicidade de imagens possíveis a partir de um ponto de partida comum e aonde a dimensão óptica e imaterial da imagem ganha particular relevo.

 

Se na exposição anterior, Wallsurgfing, Marta Soares transferia as marcas deixadas por grafitistas na parede, agora é a própria parede que é representada com todos os seus acidentes, diria mesmo que nestes trabalhos há um diálogo entre a grelha modernista e o 'objet trouvé' dadaísta.

 

Obras desta pintora figuram em reconhecidas colecções institucionais como, C.A M.-Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Veranneman, Bélgica, Fundação P.L.M.J., Museu de Arte Contemporânea de Elvas e Fundação carmona e Costa, entre outras.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Marta Soares, s.t., 2011

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones