Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Mauro Piva

Dónde:
Galeria Leme / Av. Valdemar Ferreira, 130 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
23 mar de 2013 - 27 abr de 2013
Inauguración:
23 mar de 2013
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Primera exposición individual de Mauro Piva en Galeria Leme.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Em sua primeira exposição individual na Galeria Leme, Mauro Piva apresenta um novo corpo de guaches e pinturas, baseadas no imaginário da criação de identidade e expressão textual de indivíduos, a partir da ausência de características fundamentais, formais ou escritas.

 

No corpo de telas que remetem ao trabalho de Mondrian, Piva utiliza a fita crepe, elemento central destas criações, para recriar a delimitação de espaços e cores, e algumas vezes das linhas, feitas pelo artista. Porém, faz com que a própria fita não seja mais somente uma ferramenta de construção, uma vez que é pintada na própria tela contendo em si a totalidade do trabalho. Piet Mondrian passa a ser reconhecido não pelos espaços ocupados de cores, e sim pela ausência destas cores, e seu suposto resquício no elemento delimitador.

 

... class='' style='text-align:justify;text-indent:1.0cm;background:white'>Em outra situação a fita crepe aparece pintada em pequenos cortes, sobrepostos ou não. Mauro Piva trás para a superfície da pintura um elemento tridimensional constantemente utilizado e dispensado nos ateliês, em uma tentativa de reutilização deste elemento, porém de forma distinta. Em telas nas quais a fita crepe, pintada sobre a tela, se torna tridimensional, o artista se volta para mais uma de suas funções: aquela de prender ou segurar algo, como se a fita segurasse a tela. Assim como as fitas crepes são de cor e textura extremamente variadas, as fitas pintadas pelo artista também possuem esta característica.

 

Já nos guaches, nas quais são delicadamente pintados papéis rasgados que sugerem bilhetes, Mauro Piva convida o espectador a imaginar o que estaria nestes bilhetes. O tamanho do papel pintado e seu pequeno rasgo sugerem um espaço para poucas palavras, como uma dose de fala, um recado ou um lembrete, fragmentos do cotidiano. Os guaches, todos com o mesmo tamanho e com o mesmo rasgo, sugerem formas iguais de dizer coisas diferentes e formas de estabelecer alguma comunicação, mesmo que com si próprio.

 

Sobre o artista:

 

Mauro Piva (Rio de Janeiro, Brasil, 1977). Vive e traballha em São Paulo.

 

Integrante da coleção do MAM-SP, entre suas exposições se destacam as individuais: Galeria Enrique Guerrero, Cidade do México, México (2011); Galeria Fernando Pradilla, Madrid, Epanha (2011); Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil (2010); e as coletivas: Vestígios da Brasilidade, Santander Cultural Recife, Recife, Brasil (2011); Intimidade, SESC Pompéia, São Paulo, Brazil (2009); Gabinete de Desenhos, MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil (2007); 10 anos + 1 Os Anos Recentes da Arte Brasileira, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2006).

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Mauro Piva, Máscara -Mondrian- 5, 2013

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones