Exposición en Funchal, Madeira, Portugal

A luz que há

Dónde:
Porta 33 / Rua do Quebra Costas, 33 / Funchal, Madeira, Portugal
Cuándo:
23 jun de 2018 - 27 oct de 2018
Inauguración:
23 jun de 2018 / 18:00
Horario:
de Terça a Sábado das 16h às 20h ou noutro horário previamente solicitado por telefone
Organizada por:
Descripción de la Exposición
Artistas: Ana Maria Sousa, Andreia Valente, Anfissa Gorbacheva, Bárbara Moreira, Carlota Braz Gil, Catarina Campos, Catarina Noronha, Claúdia Loureiro, Constança Costa, Francisco Branco, Francisco Carvalho, Inês Pinto, Joana Freitas, Júlia Marques, Larissa Gorbacheva, Leonor Fernandes, Leonor França, Madalena Silva, Maria Clara Rodrigues, Maria João Sousa, Maria Jorge Carvalho, Marta Nunes, Martim França, Mila Loureiro, Nina Loja, Otília Gomes, Pierre Loret, Sara Beatriz Moniz, Sara Reis Gomes, Tiago Loureiro. Exercícios de Desenho orientados por Luísa Spínola, na Porta33, entre Dezembro de 2017 e Junho de 2018. No trabalho da Porta 33 sempre existiu uma preocupação em apresentar a tematização do desenho, quer a partir do programa expositivo quer estimulando a reflexão e a experimentação em torno desta disciplina. Presente desde o início da atividade esta opção pelo desenho reflecte uma intenção em situar o trabalho expositivo e curatorial muito próximo do processo criativo dos artistas, de que o desenho constitui, provavelmente, a expressão mais ... directa. Ora esta proximidade com os artistas, o trabalho de produção de obras novas sempre foi uma das características que fizeram da Porta 33 uma instituição única. Os exercícios de desenho orientados por Luísa Spínola, que agora se dão a ver sob o título, inspirado em Manuel Zimbro, A luz que há, constitui não só a natural expressão da vocação da Porta33 como, também, um importante corolário à atividade, já que permitiu a formação de um grupo de trabalho motivado para a prática do desenho, que desejamos ser embrião para partilhar experiências futuras com os artistas convidados a trabalhar na Porta33. Assim o desenho, enquanto potência para o conhecimento de si e do mundo, é a âncora com que nos propomos sedimentar o enraizamento e o natural crescimento de um projecto de residências intitulado Mais importante que desenhar é afiar o lápis, cuja calendarização será brevemente anunciada, e que reúne um conjunto de artistas, autores e curadores cujo trabalho tem preocupações educativas e ecológicas. Como dizia Manuel Zimbro: Moro aqui em baixo, milagrosamente respiro, e o olhar tem de se adaptar à luz que há. Mas uma coisa é essa contingência: ter de se adaptar à luz que há, outra é a necessidade absoluta em não se acomodar nem se habituar à sua tradicional ocultação e nisso favorecer a sua destruição.

 

 

Entrada actualizada el el 03 oct de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones