Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Deneir - Da bandeirinha à Bandeira

Dónde:
Sergio Gonçalves Galeria / Rua do Rosario, 38 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
19 nov de 2016 - 30 dic de 2016
Inauguración:
19 nov de 2016 / 14:00
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A Sergio Gonçalves Galeria convida a todos para a abertura da exposição individual do artista Deneir, "Deneir - Da bandeirinha à Bandeira" no próximo sábado (19), de 14h às 18h. Com entrada franca, a mostra ficará em cartaz até 30 de dezembro, de terça a sexta, das 11h às 19h e sábado, das 11h as 18h. A Sergio Gonçalves Galeria fica no quarteirão atrás do CCBB, próximo à Orla Conde/Boulevard Olímpico (Rua do Rosário, 38) no Centro Histórico do Rio de Janeiro. Com texto de Anna Paola Baptista, "Deneir - Da bandeirinha à Bandeira" apresenta 12 obras feitas com os mais diversos materiais de descarte cotidiano. De acordo com a crítica, "Por vezes (Deneir) utiliza a reunião de elementos dispares para compor um novo todo, artifício que remete aos processos da "assemblage". Outras tantas, pulveriza seu material transformando-o em matéria prima com a qual compõe o desenho e a cor ... na superfície, criando uma espécie de "pintura a alumínio" que se vê, por exemplo, nas bandeirinhas", enumera. Baptista destaca também as influências da arte moderna nas obras do artista: "No âmbito da expressão de brasilidade que emerge da obra de Deneir, o mergulho no grande caldeirão da arte moderna é facilmente reconhecível: Ele partilha com a tradição internacional do "ready made" o rompimento das fronteiras entre o trabalho artístico e vida cotidiana e o gosto pelo uso de objetos banais, antiartísticos, mas torna-se seu avesso pela transformação que neles promove a partir de um processo que reverencia a artesania e o bem-fazer; Ele também reiventa o impressionista neo-impressionista pintando com alumínio obras nas quais tanto a cor quanto o desenho são formados pela lata cortada. Da arte brasileira abraça as tradições de Volpi e Palatinik", analisa. Variando da bandeirinha à Bandeira, a arte de Deneir, pelos materiais utilizados e pelas temáticas abordadas, vincula-se ao mesmo tempo às discussões sobre a sustentabilidade ambiental, o multiculturalismo e à constância das tradições da cultura popular brasileira no âmbito da arte contemporânea. Sobre o artista Deneir de Souza Martins nasceu em 4 de julho de 1954, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio. Começou a vida artística aos 19 anos, quando frequentou um curso livre de arte. Em 1992, ao participar da Rio 92, mudou completamente o seu conceito em relação à arte e passou a adotar a reciclagem como linguagem artística. Em 1993, tornou-se funcionário público da Secretaria de Estado de Educação na função de Animador Cultural, que exerce até hoje. Ministrou oficinas de criação artística e confecção de brinquedos em várias instituições e eventos, como Museu de Belas Artes, Paço Imperial e Maison du Brésil – Cité Internationale Universitaire de Paris. Também confeccionou brinquedos e engenhocas para diversos programas de TV.

 

 
Imágenes de la Exposición
DENEIR - DA BANDEIRINHA À BANDEIRA

Entrada actualizada el el 18 nov de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones