Exposición en Lisboa, Portugal

Diamantes, Obelisco e Outros

Dónde:
João Esteves de Oliveira [ESPACIO CERRADO] / Ivens, 38. 1200 - 224 Lisboa / Lisboa, Portugal
Cuándo:
03 may de 2018 - 15 jun de 2018
Inauguración:
03 may de 2018 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Para melhor situarmos os magníficos desenhos com que Ângela Ferreira trata o tema dos diamantes na Áfricado Sul e o do obelisco egípcio do séc XIII a.c., hoje na Concorde, em Paris, transcrevemos excertos de textos de uma mostra na Marlborough, que teve lugar durante a exposição dos diamantes em Londres, e de um outro, este da própria Ângela Ferreira, a respeito dessa maravilha egípcia e, sobretudo, dos gigantescos problemas postos pelo seu transporte: “Como é habitual, Angela Ferreira toma um local como ponto de partida para os seus projetos. Neste caso, a mina do diamante de Cullinan, na África do Sul, torna-se a fonte dos mitos. Descoberto em 1905, foi até 1985 o maior diamante alguma vez registrado. A pedra passa por uma série de viagens documentadas, pois é dividida em sete grandes diamantes (os dois maiores acabaram na coleção real britânica) e 96 de menores dimensões. Por outro lado, a ... própria mina tem uma forte carga simbólica: emblemáticas da estrutura do apartheid, que ajudaram a sustentar, ainda hoje estão no cerne dos problemas de construção da nação Sul Africana. E, para Ferreira, a mina também é uma estrutura formal. Como artista, através do desenho e da escultura, interessa-se pela forma do enorme buraco na paisagem." --------------------------------------------------- "Uma visita recente a Paris permitiu uma inspeção rigorosa do obelisco como uma forma escultural única. A descoberta dos diagramas explicando a maquinaria complexa que foi usada para o abaixar, transportar e reerguer, destacou-se como uma espécie de propaganda pública do acto de remoção desse extraordinário tesouro egípcio. A história do mundo ocidental é abundante nesse tipo de episódios dos espólios da guerra, que já não se constituem mais como matéria chocante. O que foi surpreendente foi a confiança inerente no simbolismo do acto, e a auto-glorificação descarada mostrada através da reprodução da técnica e metodologia da remoção de tão preciosos monumentos. Uma espécie de manual de instruções para a remoção desta porção única da herança egípcia. Os desenhos gravados em ouro no pedestal serviram como ponto de partida para a escultura."

 

 

Entrada actualizada el el 30 abr de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones