Exposición en Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil

Ingenuidade Consciente

Dónde:
Espaço Parque dos Pássaros / Jardim Marileia / Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
02 sep de 2015 - 30 sep de 2015
Inauguración:
02 sep de 2015 / 19:00
Horario:
De terça-feira a domingo das 12:00h às 17:00h
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
5522999684543
Correo electrónico:
rochamaia@hotmail.com
Descripción de la Exposición
Quadros pintados sobre o cotidiano da vida do artista na Região dos Lagos ao Norte do Rio de Janeiro, em técnica mista sobre telas e tapetes.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Por Pedro Panesi Fotos - Hugo Spinelli EXPOSIÇÃO "INGENUIDADE CONSCIENTE" É ABERTA AO PÚBLICO NA CASA DE CULTURA Morador de Rio das Ostras, Rocha Maia é considerado um dos mais expoentes artistas naïf do Brasil Desde que se mudou de Brasília há cerca de dois anos, Rocha Maia tem aproveitado a tranquilidade e o contado com a natureza em seu condomínio no Bosque Beira Rio, em Rio das Ostras, para se empenhar em novas pinturas em seu atelier. As paisagens deslumbrantes do encontro entre o rio e o mar, as praias e uma observação profunda sobre as pessoas e suas relações serviram como inspiração para um novo acervo de trabalhos que até o dia 07 de junho poderão ser visitados gratuitamente na Casa de Cultura
... Bento Costa Junior, no centro da cidade. O título da exposição, ‘Ingenuidade Consciente’, faz referência à Arte Naïf, estilo adotado pelo artista plástico que tem como principal característica a espontaneidade e liberdade de expressão, não buscando um padrão de perfeição condicionado aos mínimos detalhes conforme a técnica de pintura acadêmica. A Arte Naïf é por muitas vezes apontada como ‘primitiva’, mas conforme explica o artista plástico Rocha Maia, é muito difícil que na sociedade atual uma expressão artística não venha influenciada por alguma mensagem, algo consciente que apesar de permitir diversas interpretações, possuem uma orientação. Na exposição de Rocha Maia é possível encontrar temáticas variadas, como a série dos circos, trazendo um forte colorido e reflexões mais lúdicas, a série do cangaço com os personagens de Lampião e Maria Bonita representados em tapete, telas como ‘Opostos, Justapostos e Compostos-Uma exposição muito louca’ que faz referência a uma exposição por ele realizada anteriormente na Tocolândia, Costazul. Outro tema de destaque dessa exposição são as manifestações populares que ocorreram em junho de 2013, com telas providas de um humor sarcástico denunciando alguns fatores do cenário político brasileiro como a corrupção e a impunidade. “Existe uma razão para cada tela que é pintada, assim como um estudo, um trabalho de pesquisa para realizar aquela ilustração com coerência, pois a pintura naïf narra uma história, está dentro de um contexto”, afirma Rocha Maia, comentando que a mostra está sendo visitada por algumas excursões como uma turma da terceira idade do Sesc do Rio de Janeiro e o colégio IMERO, demostrando bastante interesse e valorizando os quadros fazendo muitas perguntas e comentários. Rocha Maia também destacou a importância do trabalho de toda a equipe da Casa de Cultura, em especial a dedicação do diretor Jorge Pinheiro e da assessora de comunicação Cássia Liu, colaborando para que sua exposição pudesse ser feita.

 

 
Imágenes de la Exposición
500 anos depois

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones