Exposición en Coimbra, Portugal

International Surrealism Now

Dónde:
Casa Municipal da Cultura - Coimbra / Coimbra, Portugal
Cuándo:
17 nov de 2018 - 17 ene de 2019
Inauguración:
17 nov de 2018 / 16:30
Precio:
Entrada gratuita
Descripción de la Exposición
Noticia en Agencia EFE PORTUGAL SURREALISMO Ibero-américa protagonista no "Internacional Surrealism Now" de Coimbra EFEGuarda (Portugal)16 jan 2018 A exposição "Internacional Surrealism Now 2018" que a cidade de Coimbra acolherá no final deste ano contará com 107 artistas de 45 países, muitos deles em representação de países ibero-americanos.. EFE/ Santiago Ribeiro A exposição "Internacional Surrealism Now 2018" que a cidade de Coimbra acolherá no final deste ano contará com 107 artistas de 45 países, muitos deles em representação de países ibero-americanos.. EFE/ Santiago Ribeiro A exposição "Internacional Surrealism Now 2018" que a cidade de Coimbra acolhe no final deste ano vai contar com 107 artistas de 45 países, muitos deles em representação de países ibero-americanos. A mostra, que nasceu em 2010 e que exibiu as suas obras em países da Europa, América ou Ásia, contará para a edição de Coimbra com os artistas surrealistas espanhóis Agim Goleiro, Ana Pilar Morales ou Asier Guerrero. Para além de pintores e ... escultores brasileiros e portugueses, também foram selecionados os venezuelanos Álvaro Mejías e Efrat Cybulkiewicz, os cubanos Naiker Roman e Carlos Sablón, o colombiano Héctor Toro, o chileno Pedro Díaz Cartes e o hispano-marroquino Yamal Din. Será "a maior exposição de arte surrealista do século XXI do mundo", que acolherá áreas como o desenho, pintura, fotografia, arte digital ou a escultura, segundo avançou hoje à EFE o promotor da iniciativa, o artista português Santiago Ribeiro. Este pintor português logrou promover o surrealismo do século XXI durante a última década mediante exposições organizadas em países como a Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Japão, Brasil ou Portugal, entre outros. Para levar esta arte ao maior número de pessoas possíveis, recentemente decidiu provocar o público com fotos do seu trabalho em lugares de referência, como Times Square em Nova Iorque. Em sequências de três minutos, as pinturas surrealistas de Ribeiro foram mostradas até ao passado dia 31 de dezembro em telas gigantes da cidade americana, onde "dezenas de milhares de pessoas puderam ver". Ribeiro concebeu o movimento Internacional Surrealism Now em 2010 em Coimbra com uma grande exposição organizada por Bissaya Barreto. Segundo explicou, esta mostra é fruto da "união de vários movimentos artísticos em prol de um objetivo: a liberdade". "A liberdade verdadeira, porque no surrealismo do século XXI não necessitamos pensar todos da mesma maneira, podemos pensar como queiramos", assegurou o pintor. Por isso, Santiago Ribeiro considera que, para ele, Salvador Dalí foi um exemplo do movimento surrealista da sua época, já que "deu continuidade ao surrealismo sem estar preso a André Breton", que foi fundador deste movimento e que durante o século XX quis marcar a tendência mundial em torno do surrealismo.

 

 

Entrada actualizada el el 06 jul de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones