Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Intervenções X

Dónde:
Museu Lasar Segall - IBRAM - Ministério da Cultura / Rua Berta, 111 - Vila Mariana / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
18 abr de 2018 - 20 sep de 2018
Inauguración:
18 abr de 2018
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O projeto “Intervenções” tem como objetivo apresentar artistas contemporâneos no jardim interno do Museu Lasar Segall, propiciando assim uma reflexão sobre as relações entre espaço arquitetônico, espaço público e artes visuais. Ao longo de seus 8 anos de existência foram contemplados os nomes de artistas como Lygia Reinach, Regina Silveira, José Manuel Ballester, Mônica Nador, Edith Derdyk, Marilá Dardot, Marcelo Moscheta, Ana Maria Tavares e Macaparana. O ponto em comum entre eles sendo a potencialidade da intervenção artística nos espaços de um museu, dessa forma catalisando a noção de que a arte contemporânea pode e deve ocupar qualquer espaço, seja um museu, galerias, praças e/ou ruas. O jardim do Museu, com isso, transforma-se em uma galeria a céu aberto. Assim, o local ganha novos significados e estabelece, por meio da obra em exposição, um diálogo ativo com os visitantes. Ao mesmo tempo, o Museu acaba por ampliar suas possibilidades investigativas, introduzindo ... e difundindo novos conceitos, práticas e ações. Para comemorar a décima edição do Intervenções foi convidada a artista portuguesa Gabriela Albergaria. No texto de introdução do projeto que apresentou ao Museu, Gabriela relatou a importância de algumas obras de Lasar Segall para sua produção. Ela disse sobre a série Florestas: “Alguns de seus trabalhos me perseguem desde que os vi pela primeira vez. Obras que representam algo da natureza, mas que em um certo ponto vão para além da mera representação. Ultrapas­sam o referencial e passam a ser algo em si mesmas. Estas peças instalaram-se em mim pela simples razão de que eu própria persigo uma ideia de representação que parte do princípio da observação, mas que num jogo de palimpsesto acaba por se transformar em algo mais”. O trabalho apresentado por Gabriela, intitulado Pinch Pinch Pinch, é composto por 2.500 cubos de argila dispostos sobre uma base de terra batida, assim formando uma espécie de jardim suspenso imerso no piso de pedras portuguesas do próprio jardim do museu. A ideia é a de uma plantação onde tempo e espaço são delimitados e manipulados pela ação da artista. No interior de alguns desses cubos, confeccionados um a um, encontramos sementes de feijão. A terra que compõe a argila é em sua maior parte brasileira, mas também encontramos amostras de terra colombiana, inglesa e portuguesa. O trabalho cria dessa forma uma situação, uma expectativa em torno do que poderá acontecer: As sementes germinarão? A matéria rígida da argila irá se romper? Quem sabe este estado latente, imposto pela artista, faz parte de uma investigação sobre a relação entre homem e natureza. Quem sabe trata-se de uma afirmação das potências regeneradoras da natureza. Neste sentido, como já foi observado em outros trabalhos de Albergaria, há um movimento deliberado de observação das possibilidades da matéria e de suas potencialidades por parte da artista, assim como sua ressignificação.

 

 

Entrada actualizada el el 02 may de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones