Exposición en Cotia, Sao Paulo, Brasil

O Universo de Maramgoní

Dónde:
Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana / Rua São João, 246 - Granja Viana / Cotia, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
22 ago de 2015 - 10 oct de 2015
Inauguración:
21 ago de 2015 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Em agosto a Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana completa 5 anos de existência e para comemorar convidamos um artista bem peculiar. A partir do dia 21, sexta-feira, a Galeria de Arte tem o prazer em receber a exposição individual de Maramgoní, que traz pela primeira vez para a Granja Viana, sua tão conceituada e difundida arte. Na mostra o público poderá ver, além se suas pinturas, alguns objetos e design realizados pelo artista. Intitulada "O Universo de Maramgoní", o visitante terá até o dia 10 de outubro, com entrada franca e visita pré-agendada. O universo das cidades é um dos mais ricos para a expressão visual. Se, por um lado, surge a beleza da arquitetura também há o encantamento com as pessoas que vivem nesse ambientes e dele participam conduzindo as suas vidas com as mais variadas motivações. Tudo isso é permeado pela luz citadina e pela presença ou ... ausência da cor, que pode ser utilizada pictoricamente para assinalar atmosferas ou para destacar o que se deseja. Cabe assim a cada observador verificar as motivações do artista em seu processo criativo. Maramgoní oferece ao público granjeiro e região, suas São Paulos, Nova Yorks e outras cidades do mundo. A arquitetura desses espaços muitas vezes está mais próxima do que se pode imaginar, ainda mais quando está inclusa na proposta do pintor o diálogo entre o antigo e o contemporâneo, muito presente em suas obras. Pode-se ver, nos casos em que as cidades são mostradas em preto e branco, a presença de uma luz diferenciada, oriunda de focos de iluminação pública ou lampiões, estrategicamente colocados para auxiliar na composição do quadro, estabelecendo distintas conversas. Quando a cidade é tratada na atualidade, a cor se faz presente de uma outra maneira, destacando fatores isolados ou num caminhar interno que valoriza o modo de ocupação do espaço em nome de uma poética que progressivamente vem ganhando características próprias ao longo dos últimos anos. A presença da escrita, em forma de um grafismo, nesse contexto, é essencial. Seja nos quadros que remetem ao passado ou ao presente, conferem um toque de contemporaneidade no sentido de indicarem um andamento da história, alertando que o tempo se manifesta não só na arquitetura, mas na construção de um percurso. Oriundo de ampla pesquisa, principalmente de imagens de livros que enfocam as cidades no passado e de fotografias e de vivência nelas no presente, o trabalho de Maramgoní oferece pontos de vistas que motivam o observador a ver o urbano em todo o seu encantamento plástico. Surge assim um mundo mágico, regido pela luz e pela cor. As cidades se tornam obras de arte que encantam. As épocas diferentes, as perspectivas diferenciadas e os lugares distintos passam a ser o assunto de uma pintura cada vez mais consciente de si mesma e de seu poder revelador.

 

 
Imágenes de la Exposición
Maramgoní, Sao Paulo - Mercado Municipal 1914 - 60x120cm (2096)

Entrada actualizada el el 14 sep de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones