Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Philippe Parreno. A time coloured space

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
03 feb de 2017 - 07 may de 2017
Inauguración:
03 feb de 2017 / 22:00
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta uma grande exposição do artista francês Philippe Parreno (Orã, Argélia, 1964). A primeira mostra do artista em Portugal ocupa a totalidade do Museu e é concebida em diálogo com a arquitetura de Álvaro Siza, numa continuação do programa de exposições de artistas aclamados internacionalmente que exploram o contexto singular de Serralves. Parreno tem uma relação especial com o Porto desde que aqui rodou o seu filme "C.H.Z” (Continuously Habitable Zones), para o qual criou o cenário uma paisagem extraterrestre nos terrenos de uma propriedade privada perto de Famalicão, a norte do Porto. Esta exposição de grande escala, que pode ser vista como um mapeamento do trabalho de Parreno desde os anos 1990, é estruturada à volta das ideias de série e de repetição. Entre os trabalhos incluídos na exposição estão instalações das suas "Speech Bubbles” (1997 até à atualidade), balões de hélio inspirados ... nas "Silver Clouds” (1966) de Andy Warhol com a forma de desenhos animados que flutuam rente ao teto; Fraught Times: For Eleven Months of the Year it´s an Artwork and then December it´s Christmas(2008), uma série de 11 esculturas moldadas como árvores de Natal cobertas de neve com uma evocação do poeta espanhol Federico Garcia Lorca; e mais de 180 dos extraordinários desenhos a tinta de Parreno que formam a série Fireflies, criada num período de quatro anos. A instalação de Quasi Objects: Marquee (cluster), que integrou recentemente a Coleção de Serralves, em que uma composição para piano anima uma monumental marquise, rodeada de uma série de peixes flutuantes serve como mestre marionetista para 3 as dimensões fundamentais da exposição: som, espaço e tempo. Philippe Parreno é artista e realizador. Estudou na Ecole des Beaux-Arts de Grenoble e no Institut des Hautes Etudes en arts plastiques do Palais de Tokyo. Será o próximo artista da Hyundai Commission for the Turbine Hall, Tate Modern, em 2016. Parreno foi o primeiro artista a ocupar inteiramente os 22 000 metros quadrados do Palais de Tokyo, em Paris, com a exposição "Anywhere, Anywhere Out of the World”, que inaugurou em outubro de 2013. Entre as instituições que apresentaram exposições individuais do artista destacam-se: Hangar Bicocca, Milão (2015); Park Avenue Armory (2015); Malaga (2014); The Garage Centre for Contemporary Culture, Moscovo (2013); Barbican Art Gallery, Londres (2013); Fondation Beyeler, Basileia, Suiça (2012); Philadelphia Museum of Art (2012); The Serpentine Gallery, Londres (2010); Witte de With, Roterdão (2010); Irish Museum of Modern Art, Dublin (2009); Centre Pompidou, Paris (2009); Kunsthalle Zurich (2006); San Francisco Museum of Modern Art (2003); Musée D’Art Moderne de la Ville de Paris (2002), e Moderna Museet, Estocolmo (2001).

 

 

Entrada actualizada el el 07 feb de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones