Exposición en Trancoso, Bahia, Brasil

Pós-Fim do Mundo

Dónde:
Galeria Fulô / Praça São João, Quadrado - Trancoso / Trancoso, Bahia, Brasil
Cuándo:
29 dic de 2012 - 28 feb de 2013
Inauguración:
29 dic de 2012
Organizada por:
Descripción de la Exposición
Artistas: Amber Joy Rava, Carlito Dalceggio, Chico Baldini, Flammarion Vieira, Milena Liberman, Nádia Taquary, Roger Regner y Sumitra Dhyan.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A Galeria Fulô apresenta a mostra Pós-Fim do Mundo, coletiva na qual artistas brasileiros e estrangeiros exibem obras em suportes variados, tendo como inspiração o tema apocalíptico, sempre em voga, principalmente no final de 2012, ano que muitos acreditam ser o derradeiro da vida na Terra, enquanto outros, mais otimistas, apostam numa nova era, de renovação e paz. Segundo a curadora da exposição, Fatima Jeker, 'a escolha do tema designa e aponta aos artistas convidados a metafórica anunciação do fim dos tempos para reflexão, aceitação e conceitualização da arte diante da possibilidade do Fim. As diferentes obras vão provocar o público com a polêmica do fim ou, para muitos, um recomeço diante das trágicas previsões e a crença do homem no eterno, mesmo que o fim esteja anunciado'.

... class='' style='text-align:justify;text-indent:1.0cm'> 

Em Pós-Fim do Mundo, são exibidos desenhos, colagens, pinturas e esculturas, além de performances. Participam da coletiva os artistas Amber Joy Rava, Carlito Dalceggio, Chico Baldini, Flammarion Vieira, Milena Liberman, Nádia Taquary, Roger Regner e Sumitra Dhyan. Um elemento comum no trabalho dos participantes é a forte presença do ser humano e de elementos da natureza, que oras se contrapõem e oras se fundem, num constante diálogo entre o homem e sua relação com o que o cerca.

 

Com suas pinturas multicoloridas, Carlito Dalceggio exibe uma arte cheia de vida, com tonalidades e contrastes fortes e traços carregados de intensidade. Através dessas telas, o artista expressa uma visão caótica do belo.

 

Em seus desenhos, Chico Baldini busca uma linguagem universal através da utilização de seres que são símbolos em praticamente todas as culturas: pássaros, flores, figuras antropozoomórficas, estrelas, corujas, touros, gamos, cavalos. Neles, o artista materializa possíveis expectativas sobre um início de um novo mundo e traduz angústias, anseios e esperanças.

 

Flammarion Vieira, por sua vez, desenvolve assemblages, nas quais é notável a justaposição de homem e animal através da colagem de elementos diversos, tais como fotografias, ilustrações, objetos que reproduzem a anatomia humana, chapas de raio X e penas, por exemplo, convergindo ciência e misticismo, e dando origem a seres e cenas de uma nova mitologia.

 

Milena Liberman apresenta esculturas em forma de colares e pendentes, que podem ser instaladas na parede ou dispostas sobre bancadas ou no chão. Nesses trabalhos predomina o contraste de materiais, como porcelana, chumbo, corais e pedras brutas. A forma circular dos colares remete ao infinito, enquanto os materiais que os constituem propõem uma construção, um movimento para adiante, aliando natureza e atividade humana.

 

Nádia Taquary expõe trabalho similar, com referências e materiais coletados na África, berço da humanidade. Suas joias-esculturas são inspiradas nas joias utilizadas pelas escravas no período colonial. Nelas, a artista mistura ouro, prata, cobre, madeira, pedraria e cristais em figas, pencas de balangandans e amuletos. Em suas obras é recontextualizada a riqueza cultural e estética para a valorização da ancestralidade cultural.

 

Para a exposição, Roger Regner criou trabalhos em técnica mista: um painel formado por nove quadros, produzidos em três camadas de material, gerando efeitos de movimento e ilusão de óptica, e um tríptico. Nessas obras os elementos centrais são desenhos de rostos focados na região dos olhos, que criam uma desidentificação de indivíduo e sugerem uma renúncia ao egocentrismo.

 

A escultora Sumitra Dhyan traz à mostra reflexões e sensações ao resgatar mitos e reinterpretar o inconsciente, desde remotas e variadas raízes até o espaço vazio contemporâneo. A artista aborda em suas obras questões que envolvem permanência, solidez e memória.

 

No dia da pré-abertura, Pós-Fim do Mundo contará ainda com performances de Carlito Dalceggio e Amber Joy Rava. Carlito brinda os espectadores com uma ação de live painting, produzindo, com ambas as mãos, obras diante de seus olhos. Uma dessas obras, quando finalizada, passa a integrar a exposição. Amber, por sua vez, apresenta a Dança do Fogo, inspirada no elemento que representa a luz e a renovação. A performance da bailarina faz alusão ao mito da fênix, num paralelo com o tema da exposição: a vida das chamas e o renascimento pós-apocalíptico.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Chico Baldini

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones