Exposición en Norfolk, Virginia, Estados Unidos

Possibilidade Infinita. Obras em Espelho e Desenhos 1974-2014

Dónde:
Chrysler Museum of Art / One Memorial Place / Norfolk, Virginia, Estados Unidos
Cuándo:
16 mar de 2017 - 30 jul de 2017
Inauguración:
16 mar de 2017
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
No próximo dia 16 de março é inaugurada no Chrysler Museum of Art, em Norfolk, Estados Unidos da América, a exposição “Possibilidade Infinita. Obras em Espelho e Desenhos 1974-2014”, da artista iraniana Monir Sharoudy Farmanfarmaian, organizada pelo Museu de Serralves, apresentada em estreia no Porto em 2014 e também já apresentada no Museu Guggenheim de Nova Iorque, em 2015. Esta apresentação da exposição nos Estados Unidos é mais uma demonstração da qualidade do trabalho curatorial desenvolvido pelo Museu de Serralves e também do trabalho continuado de internacionalização e de desenvolvimento de laços com os grandes museus de todo o mundo. “Possibilidade Infinita” centra-se na obra escultórica da artista Monir Shahroudy Farmanfarmaian ao longo de mais de quarenta anos. Monir nasceu no Irão em 1924 e frequentou a Faculdade de Belas Artes de Teerão. Teve que desistir dos seus planos de continuar os estudos em Paris, por causa da Segunda Guerra Mundial, e ... em 1945 mudou-se para Nova Iorque onde estudou design e trabalhou como ilustradora para a Vogue e como designer gráfica. O seu grupo de amigos incluía os artistas Jackson Pollock, Andy Warhol, Willem de Koonig e Joan Mitchell, entre outros. Depois de 12 anos nos Estados Unidos, regressou ao Irão em 1957 e aprofundou a sua sensibilidade artística através de encontros com artesãos tradicionais, com quem desenvolveu a sua técnica de abstração geométrica em espelho. Neste período Monir fez inúmeras exposições no seu país, mas também em Paris e em Nova Iorque, e o seu trabalho foi apresentado na Bienal de Veneza de 1958. No início da revolução iraniana, em 1979, Monir encontrava-se nos Estados Unidos, onde tinha ido visitar familiares. Começou aí um longo exílio de 25 anos em Nova Iorque, a artista só voltaria ao seu país natal em 2004, estabelecendo o seu estúdio em Teerão e retomando a colaboração com os artesãos locais. Na sua maioria, as obras apresentadas na exposição “Possibilidade Infinita” pertencem à coleção da própria artista e não eram mostradas ao público desde os anos 1970. Estão incluídos alguns dos seus primeiros relevos em espelho sobre gesso e sobre madeira e uma série de obras geométricas com espelhos em grande escala.

 

 

Entrada actualizada el el 13 mar de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones