Exposición en Trancoso, Bahia, Brasil

The Faces of Trancoso

Dónde:
Galeria Fulô / Praça São João, Quadrado - Trancoso / Trancoso, Bahia, Brasil
Cuándo:
10 feb de 2013 - 05 may de 2013
Inauguración:
10 feb de 2013
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

A mostra The Faces of Trancoso é uma homenagem a Trancoso e suas histórias. O artista plástico sueco Christian Beijer escolheu personagens significativos das famílias dos nativos, descendentes daqueles primeiros moradores das casinhas do Quadrado, e que são a história real da criação da cidade.

 

Christian, vindo de uma cultura europeia, com seu olhar virgem de qualquer impregnação cultural brasileira, pôde sentir, descobrir e retratar significativamente a história dessa gente que torna Trancoso especial, gente com a mistura no sangue dos escravos, índios e dos colonos portugueses que chegaram ao sul da Bahia com os planos de colonização, e que, mais tarde, nos anos 70, sofreram a influência dos novos moradores, com a chegada dos hippies e depois os turistas, e agora com os novos moradores, que fizeram verdadeiros 'castelos' e desconhecem essa riqueza nativa que também está aos poucos ... se transformando.

 

Por de trás dessa cortina de glamour pela qual a cidade é conhecida e retratada pela imprensa, há uma história: a dos filhos da terra, gente hospitaleira, acostumada a receber diferentes influências desde o seu surgimento; gente que passou pela ocupação jesuítica, com os rigores das escolas de ler, escrever e contar histórias. Esses nativos aceitaram o projeto missionário, os colonos a mando de Portugal e todas as novidades vindas de fora. São essas características que os tornam tão especiais, ricos de alma e alegria, hospitaleiros pela própria natureza.

 

Esse olhar de fora sobre a nossa cultura nos faz ver e refletir sobre nossa história - linda e nossa! Esse registro, especial, contemporâneo e fresco, desperta um interesse no olhar ao mostrar a beleza dessa gente simples, bonita e marcada pela sua própria cultura - que é a história real de Trancoso.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Christian Beijer

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones