Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Travessias 5: Emergência - Arte Contemporânea na Maré

Dónde:
Galpão Bela Maré / Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
08 may de 2017 - 08 jul de 2017
Inauguración:
08 may de 2017 / 16:00
Horario:
De terça a sexta das 10h às 17h. Sábado das 11h às 17h.
Comisariada por:
Organizada por:
Descripción de la Exposición
No primeiro sábado do mês de maio (06), a partir das 16h, o Observatório de Favelas, em colaboração com a Automatica - Produtora de Arte Contemporânea, com o Rua Arquitetos e com a Redes da Maré - Somos Todos Maré, inaugura o TRAVESSIAS 5. Com o título EMERGÊNCIA, a exposição faz referência tanto à urgência do momento vivido quanto ao surgimento de imagens e gestos que confrontam as forças sociais regressivas que teimam em se manter ativas no Brasil. A mostra ficará no Galpão Bela Maré de 09 de maio até 08 de julho de 2017. A quinta edição do TRAVESSIAS, com curadoria de Moacir Dos Anjos não tem como objetivo representar, em um espaço expositivo que pertence ao território da Maré, aspectos específicos da complexa vida que ali se desenrola. Fazê-lo sem uma vivência alongada no local seria confirmar a frequente e demasiada pretensão daquele que vem de “fora” para ... exibir o “outro”, sendo escolha quase sempre fadada ao engano e à falha. Mas, tampouco quer apenas trazer, para um lugar de exposição na favela, expressões artísticas celebradas em outras partes por sua suposta universalidade, aquelas que pretensamente não mostram as marcas do tempo e do lugar em que foram criadas. Fazê-lo seria corroborar certa frivolidade que permeia o campo das artes visuais, além de confirmar, através da arte, expressões sensíveis já conhecidas e assentadas. Evitando tanto o que é específico somente a um território como também o que se quer passar por universal, o que se pretende é organizar uma exposição no conjunto de favelas da Maré que confronte questões ou temas que estão ocorrendo, em contextos diversos, no Brasil de agora. Questões ou temas que, sejam novos ou recorrentes, apontam desigualdades sociais extremas e inspiram a criação de formas sensíveis que as desvelam e combatem: racismo e afirmação do orgulho de raça, machismo e feminismos radicais, golpes e insurreições, apagamento e ativação da memória, genocídios étnicos e sobrevivências ancestrais, segregação urbana e reinvenção de cidades, pensamentos binários e o atravessamento de gêneros e afetos. Entre outros vários. A exposição, intitulada EMERGÊNCIA, é composta por trabalhos produzidos por 16 artistas de procedências variadas e apresentados em meios diversos. São eles: Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Clara Ianni, Daniel Lima, Gustavo Speridião, Jaime Lauriano, Jota Mombaça, Lais Myrrha, Lourival Cuquinha, Mariana Lacerda e Pedro Marques, Marilá Dardot, Paulo Nazareth, Regina Parra, Rosana Palazyan e Thiago Martins de Melo. Ao formularem respostas ao que emerge com urgência no país, os trabalhos desses artistas contribuem para a invenção de modos mais críticos e inclusivos de representar o Brasil contemporâneo.

 

 

Entrada actualizada el el 04 may de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones