Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Ulla! Ulla! Ulla! Ulla! Marcianos, Intergalácticos e Humanos

Dónde:
Casa Nova Arte e Cultura Contemporanea / Rua Chabad, 61 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
04 sep de 2016 - 05 nov de 2016
Inauguración:
04 sep de 2016 / 12:00
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Descripción de la Exposición
Artistas: David Medalla, Fernando Duval, Henrique Alvim Corrêa, Kiluanji Kia Henda e Olaf Breuning. Ulla, Ulla é som das naves marcianas de H.G. Wells. Há cem anos, o poeta russo Velimir Khlebnikov, em seu manifesto "A trombeta dos Marcianos" faz uma convocação através do Ulla, Ulla para se pensar a arte e a invenção. Anos mais tarde, o intelectual russo Viktor Shiklovsky, faz novamente uso do Ulla, Ulla para receber alienígenas que literalmente deveriam "alienar" os humanos. Estes manifestos e convocações fazem parte das propostas futuristas, de contextos históricos das utopias socialistas dos soviéticos. Na exposição proposta, o Ulla, Ulla é também um chamado de obras e artistas com inspiração "alienígena". Através do som ensurdecedor das naves, a exposição se constrói como um espaço para se pensar as imagens clichês da ciência, as novas utopias, estranhamentos sensoriais e mensagens ambíguas que vêm sendo transmitidas por intergalácticos ao nosso planeta. Os artistas convidados ... têm contatos especiais com o cosmos. Alguns ousam decodificar figurativamente seres espaciais desconhecidos, outros invertem e alteram as imagens científicas. Alguns se apresentam com a própria forma alienígena. Outros elaboram utopias para o século XXI. O convidado especial da exposição é o brasileiro Henrique Alvim Corrêa (1876-1910), criador dos marcianos que povoaram o século XX. A partir do livro de H. G. Wells, o gravurista Alvim Correia, ilustra a edição de Guerra dos Mundos de 1906, produzindo seres que impressionaram o próprio Wells e influenciaram os marcianos de Steven Spielberg. As máquinas marcianas prateadas ganham aspectos sombrios em desenhos feitos com bico de pena, com marcianos vistos em contra-plongée, ampliando a dimensão de imponência e o terror das ilustrações. Estes desenhos originais que deram origem à edição de 1906 encontram-se em coleções particulares no exterior e cinco deles (de um total de 31) serão exibidos nesta exposição, além de uma pintura a óleo inédita. Alguns desenhos originais foram exibidos no Masp, pela primeira vez, por Pietro Maria Bardi em 1972. Alguns anos mais tarde foram expostas no Museu de Arte Moderna do Rio de janeiro, no Museu Nacional de Belas Artes e na Mostra do Redescobrimento, na Bienal.

 

 
Imágenes de la Exposición
Ulla! Ulla! Ulla! Ulla! Marcianos, Intergalácticos e Humanos

Entrada actualizada el el 01 sep de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones