Exposición en Lisboa, Portugal

Um Momento

Dónde:
3+1 Arte Contemporánea / Largo Hintze Ribeiro 2E-F / Lisboa, Portugal
Cuándo:
28 abr de 2017 - 17 jun de 2017
Inauguración:
28 abr de 2017 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
A Galeria 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar o trabalho de Gabriela Machado (1960), na sua próxima exposição individual, intitulada Um Momento. Esta exposição de Gabriela Machado irá apresentar uma série de pinturas recentes lado a lado com obras em escultura, que continuam a exploração do interesse da artista por respostas imediatas ao quotidiano que a rodeia. Esta série de trabalhos concentra-se à volta de três diferentes paisagens e locais. No seu trabalho até aqui, Machado usava normalmente objectos como referências, que por sua vez resultavam em abstracções dessas formas, a partir de uma perspectiva interior. No caso destes trabalhos recentes, que se distanciam de trabalhos anteriores, somos sujeitos a ver a obra a partir de uma perspectiva exterior, do ponto de vista do artista, e especificamente ver paisagens. Centrarmo-nos na composição e estrutura destas pinturas parece evidente, quando as comparamos com a fluidez de outras séries de trabalhos. A ... paleta e nuances são capturadas nestas peças, que referenciam directamente o local onde foram realizadas. As esculturas tornam-se extensões tridimensionais das pinturas e sugerem um discernimento sobre a fisicalidade das referências da artista e uma abordagem livre de formas, à sua prática. Como ponto de partida, o título da exposição A Moment é roubado ao livro In Search of Lost Time de Marcel Proust – da cena de “madeleine”, mais tarde cunhado como um momento proustiano. É aqui que Machado se alinha e descreve a sua abordagem à pintura, como uma experiência de acumulação e fenomenologia, já que as composições são realizadas num período específico de tempo. Blocos de cor despretensiosos e a sua aplicação através de mãos bem informadas sugerem um primeiro plano, paisagem e céu. Aqui, somos capazes de considerar e participar nestes pequenos instantes, momentos apresentados pela artista. Gabriela Machado (1960) vive e trabalho no Rio de Janeiro. MA Visual Arts School of Parque Lage (1985 – 1993) e UniRio e PUC, Rio de Janeiro, (1992 – 1997) Rio de Janeiro. A expor regularmente desde 1994 Selecção de exposições inclui: MAM, Rio de Janeiro (2016), Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, (2014), Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro (2014), Paço Imperial do Rio de Janeiro (2012), Centro Cultural São Paulo (2011), Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro (2010) e Caixa Cultural, São Paulo (2009) among others. Colecções inclui MAM Rio de Janeiro, Gilberto Chateaubriand, José Mindlin, George Kornis, João Carlos Figueredo Ferraz, Charles Cosac, Castro Maya Foundation, Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, Cândido Mendes Cultural Center e Fundação Catarinense de Cultura (MASC), Fundação ECCO e Museu de Arte da Pampulha.

 

 

Entrada actualizada el el 17 may de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones