Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Uma fração do infinito

Dónde:
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - RJ / Rua Primeiro de Março, 66 - Centro / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
13 ene de 2016 - 04 abr de 2016
Inauguración:
13 ene de 2016
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Guilherme Vaz é um dos pioneiros da arte conceitual e sonora, autor de trilhas premiadas, além de ser responsável pela introdução da música concreta no cinema brasileiro. A mostra, que ressalta a importância da obra desse artista no panorama da cultura e sua contribuição para a memória da arte no Brasil, conta com debates, reedição de trabalhos antigos, produção de novos trabalhos e edição de livro com ensaios inéditos, históricos e vasto conjunto de imagens e documentos. Serão exibidas 41 obras que exemplificam os métodos utilizados pelo artista, entre eles objetos sonoros, instruções, desenhos, partituras, performances e parte de sua produção musical. De acordo com o curador da mostra Franz Manata, o trabalho de Vaz para o cinema traduz o “espírito do Brasil profundo”. Manata também comenta o processo da pesquisa e curadoria da mostra: “O exercício foi ficar invisível e respeitar o autor em seus percursos e desvios, pois estamos ... falando de um artista radical, tanto no plano estético, quanto ético. Alguém que recusou o caminho da institucionalização, o que lhe custou certa invisibilidade no plano da cultura. Um artista de invento, que expande a linguagem.”. O conteúdo da mostra será exposto em três salas no segundo andar do CCBB, em um percurso que se articula de forma a mostrar uma fração do infinito artístico de Vaz. Na primeira sala será exibida a experiência de Guilherme no interior do Brasil, onde desenvolveu trabalhos de antropologia, artes visuais e música pré-histórica com os povos indígenas sul-americanos Zoró-Panganjej, Gavião-Ikolem e Araras. A segunda sala mostra a produção de Guilherme como artista multimeios, músico experimental, maestro, pensador e integrante das vanguardas dos anos 1970, como a instalação sonora Crude, que surge a partir de sua pesquisa do que ele definiu como “música corporal”, além da instalação acusmática, composta por instruções de Guilherme Vaz, apresentadas ao público na “Information”. No CCBB o público eguirá por um corredor onde se escutam as instruções do artista. Segundo o curador é “uma estratégia para colocar ‘algo’ em evidência”. A última sala destaca sua relação com a imagem em movimento através da parceria com o cineasta e documentarista Sérgio Bernardes, que traduz o Brasil profundo em sete filmes: Os guardiões da floresta (1990), Panthera Onca (1991), Cauê Porã (1999), Nós e não nós (2003), Amazônia (2006), Mata Atlântica (2007) e Tamboro (2009). A exposição conta com uma cronologia ilustrada, que aborda a vida e o percurso de Guilherme Vaz, com um vasto conjunto de documentos, obras, vídeos e arquivos de áudio.

 

 

Entrada actualizada el el 16 mar de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones