Exposición en Lisboa, Portugal

Visibilidade do Fazer

Dónde:
Trema Arte Contemporânea [ESPACIO CERRADO] / Rua do Jasmim, 30 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
Desde 22 sep de 2016
Inauguración:
22 sep de 2016 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Existe um ponto de partida, um véu negro sobre o suporte onde nasce a imagem criando camadas de negros com densidades diferentes. Negro=preto, Luminosidade=branco. A intervenção no suporte, seja tela ou papel, é feita a partir da imagem que o manto negro me devolve. Nesse momento há sempre uma necessidade de corrigir, voltar atrás, há uma necessidade de saturação do fazer e refazer, e só depois a imagem está acabada. A experiência do fazer resulta na construção da imagem. O processo de construção da imagem implica: a escolha do suporte e da sua dimensão, seja papel ou tela; a qualidade da preparação feita, seja absorvente ou lisa, superfície virgem, com marcas ou previamente utilizadas; a sedimentação da cor, as marcas da passagem do pincel, o excesso ou a ausência de tinta, a densidade da tinta, a sua transparência e/ou opacidade, a ação do tempo, dos rastos deixados pelo complexo processo de ... construção, todas estas intervenções deixam vestígios que no seu conjunto constroem a imagem. Contudo, apesar do espectador ter apenas acesso a um resultado final, o mais importante a reter será o processo de construção da imagem e este é uma das razões que me leva a dar, a ver-manter visível as várias etapas e experiências que precedem a construção da imagem. A primeira camada é negra e exige um tempo de secagem, a posição do suporte faz com que esta primeira mancha nunca seja uniforme gerando zonas de maior densidade e zonas com menor densidade. Um risco, uma mancha ou outro elemento que desbloqueia a construção da imagem a partir desta primeira camada. Este primeiro acontecimento condiciona a forma como se constrói a segunda camada de cor, plano ou linha e a forma como a composição se vai organizando. Por vezes este primeiro acaso é velado com um plano de cor, em outros casos é este o elemento central da construção da restante composição. Flávio Delgado 2016

 

 
Imágenes de la Exposición
Flávio Delgado, #140415, Técnica mista s/ tela, 132x132 cm, 2015

Entrada actualizada el el 20 sep de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones