Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias

Dónde:
Fundação Iberê Camargo / Av. Padre Cacique, 2000 / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
01 sep de 2012 - 18 nov de 2012
Inauguración:
01 sep de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición

A Fundação Iberê Camargo e o Blanton Museum of Art at the University of Texas, Austin, co-organizam um levantamento detalhado sobre a trajetória do artista brasileiro Waltercio Caldas que será exibido em Porto Alegre entre os dias 1º de setembro e 18 de novembro. Com curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro e Ursula-Davila Villa, Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias abrange desde os primeiros trabalhos do artista carioca, datados da década de 1960, até os mais recentes.

 

A exposição tem sua itinerância em solo brasileiro realizada pela Fundação Iberê Camargo, Blanton Museum of Art e Pinacoteca do Estado de São Paulo, seguindo, então, para um giro norte-americano a partir do segundo semestre de 2013.

 

A exposição apresentará questões centrais sobre o trabalho de Caldas e suscita reflexões que permearam sua produção ao ... longo dos anos. A coerência da trajetória de Caldas permite o diálogo entre trabalhos do início da carreira e da década atual, consolidando a sintonia deste percurso. Uma das principais questões levantadas na exposição é a capacidade das obras de testar nossa percepção acerca daquilo que visualizamos. O trabalho do artista é um constante desafio para nossa cognição e para o modo como encaramos e reconhecemos um conjunto de materiais. A escolha de elementos simples e familiares permite a aproximação com a composição, mas logo um primeiro reconhecimento superficial sobre a obra se desenvolve em outras possibilidades de interpretação e sentidos oferecidos no trabalho.

 

Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias proporciona um intenso exercício de observação para seus visitantes. As instalações permitem que nossa capacidade visual se amplie, visto que aquilo que reconhecemos prontamente logo se transforma. Ao questionar a previsibilidade, os trabalhos exigem imaginação dos visitantes e uma posição ativa perante o que está exposto.

 

'Aquário completamente cheio' (1981), por exemplo, reúne estas questões em uma obra cujo nome faz questão de apontar exatamente aquilo que ela é. O caráter de sentindo simplista logo se esvai no momento em que o objeto passa a ser visto através de outra ótica, ele mesmo se transformando em uma lente que media nosso contato com aquilo que está através dele. 'Aquário...' é dotada da poética singular de Caldas, em que questões como a completude são construídas a partir do jogo de visualidades que transcendem o objeto. Jogos de oposição, marcas da presença e alterações do espaço também são encontradas no conjunto de obras do artista. Na exposição, o público se vê em uma situação de escolha, desde a maneira como se posiciona em relação ao trabalho, até a maneira como o reconhece.

 

Ocupando um papel importante no cenário artístico brasileiro na segunda metade do século XX, Caldas iniciou seus estudos com Ivan Serpa, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi nos anos 1960 que ele passou a constituir uma linguagem singular, que veio a se consolidar nas décadas seguintes sem amarrar-se a enquadramentos artísticos. Fora da categorização minimalista, formalista ou conceitual, ele tangencia vertentes criativas e referências nacionais e internacionais para construir seu discurso artístico através de um espaço de experimentação, criatividade e desafios ao olhar.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Waltercio Caldas

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones