Artista - Colectivo

Almofadinhas

2016
Almofadinhas
Residencia:
Reside en Brasil
Actividad vigente:
Colectivo integrado por
Colectivo integrado por
Colectivo integrado por
Enlaces oficiales:
Descripción del Artista
O grupo Almofadinhas surgiu em 2015. Fábio Carvalho (RJ), Rick Rodrigues (ES) e Rodrigo Mogiz (MG) se encontraram para discutir arte contemporânea e sua hibridização em torno do bordado – meio pelo qual os três artistas se expressam, mesmo que não unicamente, e neste ato, subvertem a ideia que bordar é um atributo feminino. Fábio se interessou pelo bordado durante uma residência artística em Portugal, em 2011. Neste período, já desenvolvia trabalhos sobre tecido, nos quais usava apliques de bordados industriais, mas, vendo a riqueza do bordado português, ocorreu-lhe que seria ainda mais interessante se passasse a fazer o seu próprio bordado, pois além de agregar a sua prática artística este elemento que tende a ser considerado feminino, haveria um dado a mais, que seria submeter sua mente e corpo masculinos a uma prática considerada feminina, reafirmando assim sua discussão sobre os estereótipos de gênero. Rick, passou a observar e a admirar ... os passarinhos livres na natureza, desde muito cedo, com a orientação do irmão mais velho, que também o ensinou a bordar, costurando couro de boi na fazenda do avô ainda quando crianças. Tal habilidade transferiria anos mais tarde para a prática artística quando o artista resolveu homenagear o irmão com uma série de passarinhos (2015). Através de tal praxe o artista recodifica e realoca referências culturais, memórias afetivas, o imaginário infantil, sonhos, fragilidades e não deixa de pôr em xeque determinados conceitos e tabus sociais. Já Rodrigo começou a bordar numa associação livre com o gesto do desenho durante sua graduação em artes, por volta de 2002 e 2003. Como já usava a costura como elemento de conexão em pinturas e colagens, o bordado veio como o mais pertinente desdobramento para as novas investidas no desenho, embutindo também conceitos de dor e beleza. As obras dos Almofadinhas abarcam questões que vão além do fazer artístico e/ou estético. Põe em xeque, através da diversidade de temas e suportes, as questões relacionadas às memórias individuais, gênero e afetividade; promovem também o debate sobre os estereótipos sociais; além de contribuir com o intercâmbio artístico-cultural, uma vez que cada artista integrante vive e produz em um estado diferente.

 

 

Entrada actualizada el el 19 feb de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias