Comisario - Colectivo

Pipi Colonial

2016
Pipi Colonial
Residencia:
Reside en Lisboa, Portugal
Artistas comisariados:
Actividad vigente:
Colectivo integrado por
Colectivo integrado por
Colectivo integrado por
Enlaces oficiales:
Web  Blog 
Descripción del Profesional del arte
O Pipi Colonial é um colectivo formado em Lisboa pelas investigadoras Ana Cristina Cachola, Daniela Agostinho e Joana Mayer que se expressa através da curadoria, da programação e da produção de pensamento crítico. O objectivo do Pipi Colonial é problematizar a teia de relações entre género e colonialidade a partir de uma perspectiva feminista, sistémica e interseccional, sem contudo obliterar a situacionalidade dos sujeitos de enunciação. Quer isto dizer que o colectivo não se furta à complexidade de abordar questões de género e colonialidade a partir da posição do sujeito feminino, branco e europeu, reconhecendo assim a “dupla articulação” do colonial de que fala Homi Bhabha, com legados e efeitos díspares para colonizadores e colonizados. Inspirado pela teoria feminista, pós-colonial e descolonial, o colectivo investiga o imaginário histórico resultante desta dupla articulação, uma condição que é tanto partilhada como diferenciada, indagando de que forma estes imaginários se encontram por via quer da ... tensão quer da convivialidade. O Pipi Colonial procura criar espaços de confluência solidária de agendas, aspirações e receios que reconhecem a diferencialidade da experiência material de cada uma, diferencialidade esta que é encarada como desejável e produtiva. O Pipi Colonial entende a colonialidade como a persistência e mutação da racionalidade colonial no período histórico pós-colonial. Questiona, desta forma, a temporalidade linear implícita na periodização histórica, procurando dar visibilidade à “presença colonial”, isto é, à persistência de formas anacrónicas de racionalidade colonial no presente, nomeadamente através de novas configurações de colonialidade capitalista e belicista. O Pipi Colonial reflecte assim sobre as linhas de continuidade entre formações coloniais, sobre o legado do passado colonial na contemporaneidade, e sobre a forma como estas condicionam e se articulam através de categorias de género. Por fim, a actuação do Pipi Colonial explora a potencialidade epistémica do curatorial, entendido como prática de produção de conhecimento para além do expositivo e programático. Através deste modelo curatorial, o colectivo procura novas ferramentas epistémicas que resultam do encontro entre teoria, criticalidade, prática artística, programação e circuitos informais de circulação de saber. O Pipi Colonial acredita que o festivo, o recreativo e o nocturno são formas válidas de formulação colectiva de conhecimento.

 

 

Entrada actualizada el el 21 feb de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias