Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Jac Leirner

Dónde:
Pinacoteca de São Paulo / Praça da Luz, 2. Jardim da Luz / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
19 nov de 2011 - 26 feb de 2012
Inauguración:
19 nov de 2011
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, na Estação Pinacoteca, exposição retrospectiva de Jac Leirner (1961, São Paulo, SP) com cerca de 60 trabalhos entre esculturas, objetos, instalações e aquarelas. Realizados entre os anos 1980 e 2011, os trabalhos de Jac Leirner utilizam embalagens de cigarros, sacolas plásticas, dinheiro, cartões de vistas e outros produtos retirados do universo do consumo. Ao inseri-los dentro do universo artístico, esses objetos ganham novos significados. Segundo Moacir dos anjos, curador da mostra, Sua obra é conhecida pelo interesse que demonstra por tudo que circula no mundo (mercadorias) e pelo que torna tal circulação possível (o dinheiro), bem como por problematizar os padrões formais estabelecidos pelo racionalismo nos movimentos artísticos (Arte Concreta e Minimalismo). Sua obra tece ainda argutos comentários sobre o sistema da arte e os costumes do meio artístico (viajar, apresentar cartões de visita), tornando-a uma das primeiras artistas a tratar do ... tema da condição do artista sob a globalização e suas implicações para a produção e circulação da arte .

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, na Estação Pinacoteca, exposição retrospectiva de Jac Leirner (1961, São Paulo, SP) com cerca de 60 trabalhos entre esculturas, objetos, instalações e aquarelas. Realizados entre os anos 1980 e 2011, os trabalhos de Jac Leirner utilizam embalagens de cigarros, sacolas plásticas, dinheiro, cartões de vistas e outros produtos retirados do universo do consumo. Ao inseri-los dentro do universo artístico, esses objetos ganham novos significados. Segundo Moacir dos anjos, curador da mostra, 'Sua obra é conhecida pelo interesse que demonstra por tudo que circula no mundo (mercadorias) e pelo que torna tal circulação possível (o dinheiro), bem como por problematizar os padrões formais estabelecidos pelo racionalismo nos movimentos artísticos (Arte Concreta e Minimalismo). Sua obra tece ainda argutos comentários sobre o sistema da arte e os costumes do meio artístico (viajar, apresentar cartões de visita), tornando-a uma das primeiras artistas a tratar do tema da condição do artista sob a globalização e suas implicações para a produção e circulação da arte'.

 

Na exposição são exibidos trabalhos das séries Os Cem, 1987, feitos com notas de 100 cruzeiros costuradas sobre entretela, e Nomes, 1989, compostos por centenas de sacolas que cobrem uma parede do espaço expositivo. Neles, a artista explora a variedade de formas e cores dos materiais, incorporando questões relacionadas à presença da cor, da linearidade e da horizontalidade. Entre as obras dos anos 1990, estão Corpus Delict, 1993, e Foi um Prazer, 1997, onde Leirner coloca nas paredes cartões de visita de artistas, curadores e galeristas, e, entre as feitas na década seguinte, inclui-se Adesivos 44 (2004), trabalho apresentado originalmente no Miami Art Museum, MAM. Outro grande destaque é a recriação, em um dos espaços da Estação Pinacoteca, do trabalho Hip Hop, 1998/2011, feito com fitas adesivas coloridas aplicadas diretamente sobre a parede.

 

Elemento também importante da exposição é a inclusão de cerca de 20 aquarelas, desenvolvidas pela artista desde o início de sua carreira até o presente, e nunca exibidas. 'Atravessando toda a mostra, as aquarelas, quase todas abstratas e coloridas, contrastam com os objetos carregados de signos extraídos da vida cotidiana. Elas chamam a atenção, contudo, para o fato de que a organização desses signos pela artista também leva em conta o seu interesse pela tradição construtiva e pela justaposição de manchas de cores, não importa que suporte ou materiais faça uso', afirma Moacir dos Anjos.

 

Ainda segundo o curador, 'por seu caráter retrospectivo e abrangente, a exposição será uma ocasião ímpar de consolidar a produção de Jac Leiner como uma das mais consistentes e originais da produção contemporânea brasileira. Será também oportunidade de apresentá-la a um público mais jovem, que ainda não teve a oportunidade de conhecê-la de modo abrangente'.

 

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones