Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Gerardo Burmester - 2011, Alguns Trabalhos Revisitados

Dónde:
Galeria Fernando Santos / Rua Miguel Bombarda, 526 / 536 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
21 ene de 2012 - 03 mar de 2012
Inauguración:
21 ene de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición

No próximo dia 21 de Janeiro a Galeria Fernando Santos apresenta a exposição de obra recente de Gerardo Burmester, '2011 Alguns Trabalhos Revisitados' onde, e tal como nos sugere o título, o artista nos proporciona uma nova aproximação às técnicas e materiais que caracterizaram a sua Obra nos últimos anos.

 

Burmester apresenta-nos por um lado uma abordagem a materiais mais quentes e que induzem a uma maior proximidade tais como gessos, feltros industriais e pastéis secos, ao mesmo tempo que, por outro lado, cria uma distância ao utilizar na mesma proposta artística materiais mais frios como acrílicos e alumínios polidos, todos de alguma forma caracterizadores do conjunto da sua Obra mais recente.

 

A obra de Burmester revela-se hoje uma das mais significativas do contexto da arte contemporânea portuguesa, dentro da geração de artistas que surgiu na década de ... 80, tendo sido um dos artistas conceptuais de maior relevo da década de 70, e realizado instalações de flagrante originalidade estética e experimental.

 

Tendo praticado as linguagens artísticas da performance, pintura, escultura, desenho e instalação, Burmester construiu uma obra consistente que remete sobretudo para o papel peculiar que confere ao espectador.

 

Tal como referiu Miguel von Hafe Pérez: 'Gerardo Burmester foi um dos autores que mais decisivamente contribuiu para a renovação do panorama artístico nacional nos anos oitenta, ainda que a sua actividade criativa tenha início na década de setenta. Ao tocar áreas tão distintas como a pintura, a performance, a escultura e a instalação, Burmester sempre reclamou para a sua prática artística a liberdade de utilizar diferentes meios para melhor instaurar um campo de reflexão estética que se serve do romantismo como suporte dialéctico para um olhar crítico perante a sociedade contemporânea.'

 

 

 

Breve nota biográfica

 

Gerardo Burmester (Porto, 1953)

 

Frequentou entre 1973 e 1974) a Escola Superior de Belas-Artes do Porto, cidade onde ainda hoje vive e trabalha. Entre 75 e 78 viveu em Paris.

 

Burmester inicia a apresentação do seu trabalho na segunda metade da década de 70, desenvolvendo várias acções performativas e configurando uma obra pictórica que associa referências neoromânticas à crítica irónica da condição da pintura e dos seus temas na situação portuguesa e internacional do momento.

 

Foi membro do Grupo Puzzle e fundou e dirigiu em 82, com Albuquerque Mendes, o Espaço Lusitano, no Porto.

 

Em finais da década de 80, a obra de Burmester passa a utilizar o objecto e a instalação espacial como propostas de um teatro dos lugares por ela reinventados, aproximando e distanciando o espectador em jogos de sedução visual tão atractivos quanto frios no perfeccionismo intocável dos materiais utilizados.

 

A Obra de Gerardo Burmester integra actualmente as principais colecções públicas e privadas de arte contemporânea nacionais, fazendo igualmente parte de algumas importantes colecções no país vizinho.

 

O Artista expôs ao longo da sua carreira em importantes Museus e instituições, com especial destaque para a exposição de 1998 no Museu de Serralves, Porto sob a programação de Vicente Todoli e comissariado de João Fernandes.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Gerardo Burmester

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones