Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Abre alas 8

Dónde:
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica / Rua Luís de Camões, 68 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
11 feb de 2012 - 14 mar de 2012
Inauguración:
11 feb de 2012
Descripción de la Exposición
Artistas: Adriano Costa, SP; Alexandra Urban, Polonia; Alexandre Brandão, MG; Amadeo Azar, Buenos Aires; Amanda Mei, SP; AoLeo, RJ; Arte S.A., Umbigo Group, RJ; Arthur C. Arnold, RJ; Bete Esteves, RJ; Carlos Nunes, SP; Celina Portella, RJ; Chico Fernandes, RJ; Fabio Tremonte, SP; Fran Junqueira, RJ; Francilins Castilho, BH; James Eisen, Australia; Kristofer Paetau, Finlandia/RJ; Lilian Maus, RS; Maíra das Neves, RJ/SP; Marcelo Amorim, SP; Marcio Vilela, Lisboa; Margit Leisner, PR; Maria Mattos, RJ; Marina de Botas, CE; Paula Huven, BH/RJ; Polyanna Morgana, DF; Raphael Escobar, SP; Renato Bezerra, RJ; Romy Potcztaruk, RS; Sergio Fernandes, Lisboa; Sofia Cesar, RJ; Ulisses Lociks, AL; Walter Gam, BH; Wilbor, RJ; Yara Pina, GO.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A partir de 11 de fevereiro de 2012, A GENTIL CARIOCA apresentará a 8ª edição do ABRE ALAS na galeria do Centro e no Centro de Arte Hélio Oiticica. O projeto nasceu há oito anos, quando, ao final ... do primeiro ano de vida da galeria, Marcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto perceberam que tinham um tesouro em mãos: cerca de 200 portfólios recebidos de artistas de toda parte. Os diretores da A GENTIL CARIOCA resolveram, então, aproveitar todo esse material em uma exposição que acontece desde 2005, próxima ao carnaval. Assim como o nome 'Abre Alas' remete ao carro que inaugura o desfile das escolas de Samba, o projeto ABRE ALAS é uma exposição que pretende abrir espaço para jovens artistas de todo o Brasil. Com o tempo, a exposição passou a ser internacional, abrindo espaço para artistas de todo o mundo. Ao longo desses oito anos, mais de 100 novos nomes participaram do projeto: Mariana Manhães, Gustavo Speridião, Gabriela Maciel, Lourival Cuquinha, Maria Nepomuceno, Rachel Reupke, entre muitos outros. A GENTIL CARIOCA funciona como uma vitrine e se alegra ao ver que os artistas apresentados no projeto seguem seu caminho fazendo parte dessa rede maior.

 

Em fevereiro de 2012, o ABRE ALAS vai para seu 8º ano. Sabendo da importância de dar continuidade ao projeto para sedimentar seu pensamento, Marcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto buscam incentivar a produção de jovens artistas abrindo oportunidades, agregando valor e contribuindo para uma potencialização das redes e trocas entre artistas, galerias, colecionadores e do próprio público.

 

Para realizar a seleção dos artistas desse ano, os curadores convidados são Daniela Labra, Marcelo Campos e o artista Alexandre Vogler. Nessa edição também tivemos recorde de inscrições, com mais de 300 portfólios recebidos.

 

Como foi feito no ano passado, gostaríamos de fazer uma conexão com o Centro de Artes Hélio Oiticica visando ampliar o espaço de exposição e criar uma espécie de 'ponte' entre A GENTIL CARIOCA e CAHO.

 

A Abre Alas é uma exposição que cabe perfeitamente no eixo institucional e, com essa parceria, esperamos reforçar e sempre renovar o espírito da exposição que vem nos últimos anos, ajudando a lançar jovens artistas que se profissionalizam e entram no circuito artístico contemporâneo a partir da participação na mostra.

 

Em 2011 fizemos o primeiro concurso de fantasia durante a abertura do Abre-Alas. Dando continuidade, estaremos fazendo esse ano o 2° concurso também na abertura da exposição, onde todos estão convidados a se fantasiar e desfilar na encruzilhada em frente A GENTIL CARIOCA. A melhor fantasia ganha o prêmio e a saudação de todos os artistas foliões.

 

Neste Abre-Alas haverá o esquenta-estréia do Bloco do A.B.R.A.! ABRA Abre Alas!O A.B.R.A. Pré-Ca (Amigos Bandidos Residentes no Amor Pré & Carnaval) que apresenta-se nos formatos Bloco, Baile, Show e Disco. Não tem contra-indicação e pode ser consumido por toda a família.

 

O Bloco do A.B.R.A. é: Cibelle+ Iara Rennó+ Ruben Jacobina+ Do Amor+ Ricardo Imperatore+ Fernanda Mesa + Amigos agregados.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones