Exposición en Lisboa, Portugal

Flecha

Dónde:
Galería Baginski / Rua Capitão Leitão, 51 - 53. 1950-050 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
21 mar de 2012 - 12 may de 2012
Inauguración:
21 mar de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición

A exposição Flecha de Bruno Cidra é composta por uma série trabalhos inéditos de escultura e desenho que propõem uma nova leitura do espaço da galeria. A instalação projectada para as duas salas da Baginski, Galeria/ Projectos resulta de um vasto exercício de estudo e exploração do espaço, os seus limites e valências arquitectónicas. As peças autónomas, transladadas do ateliê do artista mas pensadas para as coordenadas físicas da galeria, redesenham o espaço através de uma série de cortes verticais e horizontais que reorientam o espectador de forma a torná-lo parte integrante da obra, num diálogo onde a instalação opera um campo de força e de equilíbrio, promovendo novas qualificações do lugar.

 

A relação entre desenho e escultura mostra-se como um dos elementos decisivos para apreensão do conjunto, evidenciando afinidades que atenuam as fronteiras entre os dois territórios disciplinares. O papel, suporte tradicional ... para o desenho, funciona como matéria-prima para corpo e discurso escultóricos. A sua combinação com o ferro conduz a uma tensão de polaridades, entre resistência e fragilidade, peso e leveza, perenidade e efemeridade, contribuindo para uma leitura das peças que nunca é total. As faces em ferro dão gradualmente lugar ao papel, e vice-versa, num contínuo ocultar e desvelar recíprocos. A galeria é, por processo análogo, concebida enquanto a folha branca que se presta a ser intervencionada, definindo através de diferentes espessuras, ritmos e intensidades estabelecidas pelo ferro e papel, um vocabulário formal que é do desenho. A relação promovida entre desenho e escultura é, pois, de reciprocidade e permuta de sentidos, num processo de transposição do bidimensional para o campo da tridimensionalidade, do plano ilusório para o real, confundindo superfície e dispositivo num tecido comum.

 

A instalação é completa com a apresentação de um conjunto de desenhos que funcionam como as matrizes conceptuais para materialização escultórica. O papel, agora suporte de um desenho que se instaura através de geografias de carácter gráfico, surge como ferramenta de desenvolvimento dos aspectos tridimensionais e temáticos do projecto. Ganhando altura e escala, os desenhos são de seguida transpostos para o espaço de uma forma directa, deixando de desenhar a superfície de papel para desenharem, efectiva e activamente, espaço. As esculturas ganham assim os seus primeiros contornos no suporte desenho, num processo que se mostra ainda semelhante ao da arquitectura: o papel como momento primordial para a gestação do espaço, seja da escultura ou da arquitectura, palco de resoluções espaciais, reajustamentos formais e até mesmo conceptuais.

 

Bruno Cidra nasceu em Lisboa em 1982, onde actualmente reside e trabalha.

 

Concluiu em 2007 o curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo sido vencedor do Prémio D. Fernando II de Escultura em 2005, e em 2009 nomeado para o Prémio EDP Novos Artistas, no Museu da Electricidade Fundação EDP.

 

Em 2009 apresenta 8 Esculturas, a sua primeira exposição individual na Baginski, Galeria / Projectos, em Lisboa, tendo no mesmo ano exposto no Espaço Fábulas, Lisboa, com Contraforte.

 

Bruno Cidra participou em diversas exposições colectivas, em Portugal e no Estrangeiro, das quais se destacam Como proteger-se do Tigre, na Bienal de Cerveira de 2011, V.N. Cerveira; A Museum is to Art what a great translator is to a writer, na Baginski, Galeria/ Projectos (2010), Lisboa; Afterthought (2008), comissariada por Anja Isabel Schneider, em Reims, França; Eurásia, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa (2008), e Antes Que a Produção Cesse, em 2007, no Espaço Avenida, Lisboa.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Bruno Cidra

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones