Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Circunstâncias e ambiguidades da cor

Dónde:
Galeria Raquel Arnaud / Rua Fidalga, 125 - Vila Madalena / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
11 abr de 2012 - 02 jun de 2012
Inauguración:
11 abr de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A exposição Circunstâncias e ambiguidades da cor reúne obras inéditas no Brasil de Carlos Cruz-Diez (1923, Caracas, Venezuela), um dos nomes seminais e notáveis da chamada arte cinética, apresentando suas recentes experiências com a cor, Duchas de Indução Cromática, e com o suporte, um recorte de sua produção denominada ?obras efêmeras?, paralelamente em cartaz na China e na Coreia. Segundo o artista, seu trabalho busca o limite da visão normal, mas não para gerar efeitos. ?Pretendo colocar em evidência circunstâncias inéditas, mas reais, da visão, com o propósito de estabelecer outra relação de conhecimento?. 



Com a sua instalação Duchas de Indução Cromática (1968-2011), um de seus primeiros ensaios sobre a ideia da cor no espaço ? que vai ocupar o andar térreo da galeria ao lado de outros trabalhos bidimensionais ?, o espectador literalmente tomará um banho de cor. À maneira de suas obras sensoriais arquitetônicas e participativas que submetem
... o espectador a uma sensação física com a cor, as Duchas de Indução Cromática são compostas de quatro cabines, dispostas como chuveiros, cercadas por tiras plásticas coloridas e transparentes, nas quais, em seu interior, torrentes de amarelo, azul, vermelho e verde cobrem o corpo do visitante.     



Já no piso superior da galeria, o artista apresenta ao público brasileiro uma de suas ?obras efêmeras?. Em 2009, no Museum of Fine Arts, Houston, Texas, Cruz-Diez utilizou um novo suporte, a faixa de pedestres de uma rua de seu entorno, para jogar com as estruturas de suas linhas e ritmos visuais, transformando esse elemento cotidiano da cidade em arte (Crosswalks, 2009). Estas ?obras efêmeras? são posteriormente registradas e impressas em painéis de grandes formatos, na medida de murais. Como são feitas para um determinado espaço, dependem de encomenda. Medindo quatro metros, a obra que faz parte desta exposição foi impressa no ateliê da Galeria Raquel Arnaud.        



Para se ter uma dimensão da importância das obras bidimensionais de Cruz-Diez, trabalhos selecionados pelo artista ocupam também o andar térreo da galeria. Estreitamente relacionadas ao fenômeno da pós-imagem ou da persistência da retina, as Induções Cromáticas (1963-2010) possibilitam captar a cor complementar, ou cor induzida. Segundo o Cruz-Diez, essas obras e as chamadas Cores Aditivas (1959-2011), também na exposição, diferentemente da pintura tradicional, sinônimo de permanência e eternidade, propõem outra solução que integra a noção de tempo e espaço reais ao plano estático. ?Nessas obras se produz um acontecimento cromático que evolui continuamente junto com o espectador e com a mudança da luz, em aberta contradição com a natureza e os cânones do espaço pictórico tradicional?.



Entre as obras bidimensionais estão ainda as Fisicromias (1959-2011), em grandes dimensões (100X300cm, 120X240cm, 100X200cm), estruturas que revelam diferentes comportamentos e qualidades da cor. Modificam-se segundo a intensidade da luz ao redor e do deslocamento do espectador, projetando a cor no espaço e criando uma envolvente situação de aumento, reflexo e subtração da cor. Completam a mostra, painéis que mostram algumas das obras de Cruz-Diez integradas à arquitetura. 

 

 
Imágenes de la Exposición
Carlos Cruz-Díez

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones