Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Jaqueline Vojta. Pinturas

Dónde:
Mercedes Viegas Arte Contemporânea / Rua João Borges, 86, Gávea / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
25 abr de 2012 - 25 may de 2012
Inauguración:
25 abr de 2012
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

A mostra reúne seis pinturas inéditas, em grandes formatos; são colagens de tecidos com tinta acrílica e costuras em arame sobre telas.

 

Sua pintura encontra-se em desenvolvimento num processo construtivo no qual desaparece completamente a tradicional rigidez das imagens geométricas associadas a esse método.

 

Segundo Jaqueline, seu método é baseado em sua memória familiar. Seu pai era dono de uma fábrica de tecidos com a qual a família era muito envolvida. Sua forma de trabalho consiste em encharcar pedaços de panos que sobraram do espólio da antiga tecelagem, com tinta de cores variadas. Molhados, estes pedaços de pano transformam-se em unidades pictóricas e são postos para secar no ateliê, ou diretamente sobre as telas, formando assim uma colagem. Os tecidos adquirem tons variados de uma mesma cor e ficam ligeiramente enrugados, retorcidos, como ... tudo o que fica enxuto depois de ser alagado. Em seguida, os retalhos são costurados. No lugar da linha, pedaços de arame que entram no tecido como se fossem uma agulha de crochê. Esses fragmentos buscam-se uns aos outros de modo que um mundo novo possa existir.

 

Nascida no Rio de Janeiro em 1966, Jaqueline Vojta concluiu o curso de economia na PUC-Rio em 1988. Estudou na Escola de artes Visuais do Parque Lage (EAV) em 1998.

 

Expôs no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e Paço das Artes, em São Paulo. Entre os anos 2001 e 2006, morou em Nova York, onde concluiu o Mestrado em História da Arte no Hunter College - City University of New York em 2004 e trabalhou no MoMA-PS1 Contemporary Art Center. Nesse período, participou das coletivas Art Link - International Young Art e P(ART)ies em Nova York e da mostra Posição 2004 na EAV, Rio de Janeiro.

 

De volta ao Brasil, apresentou a individual Tramas, no Centro Cultural da Justiça Federal, em 2007. Participou da exposição Trilhas do Desejo - Rumos Itaú Cultural, em 2009/2010. Apresentou exposição individual no Largo das Artes, Rio de Janeiro, em 2010. Participou da coletiva 'Fronteiriços' na Galeria Emma Thomas, São Paulo, em 2011.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Jaqueline Vojta, Dois Tempos, 2012

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones