Exposición en Lisboa, Portugal

Pet-à-Porter II

Dónde:
Trema Arte Contemporânea [ESPACIO CERRADO] / Rua do Jasmim, 30 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
02 jun de 2012 - 30 jun de 2012
Inauguración:
02 jun de 2012
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

A Raquel Gralheiro será uma ironista que trabalha num certo limiar do gosto para problematizar a relação da arte com o decorativo. As suas telas, excessivas e provocadoras, são sempre o modo de representar a figura como elemento a contrastar com um sem número de padrões, como alguém vivendo no papel de parede, na estampa do sofá, no cartaz.

 

A ideia de excesso, pelo infinito dos pormenores e pela profusão cromática, é fulcral na interpretação do pendor crítico que caracteriza o que faz esta pintora. A figura não está simplesmente aposta a um pano de fundo, ela está em competição, como uma figura também em demasia, uma derivação ou emanação da própria envolvente, como se fosse um resultado da euforia decorativa. Acaba por funcionar como uma crítica clara à objectificação do indivíduo, à objectificação da mulher, implicando-a directamente com a questão da pose superficial e do ... adorno. A mulher está muito para lá do expectável, está sob camadas e camadas de aculturação que a mascaram e criam um complexo significado no que ainda pode revelar de natural.

 

Normalmente fascinada pela figura da mulher, o que Raquel Gralheiro faz é uma exploração extrema do corpo e do imaginário femininos enquanto reduto de desejo e de sofisticação. Parece aludir ao luxo, pela invariável ideia de requinte, como alude fatalmente também ao erotismo, conferindo poder às figuras, definindo-lhes uma personalidade muito específica que lidará com estereótipos arreigados na sociedade desde sempre. Tudo isto radica numa clara utilização dos clichés de gosto de que a comunicação contemporânea abusa. A mulher enquanto instrumento publicitário, a mulher como modo de apelar aos sentidos e subjugar o espectador, uma mulher largamente enfraquecida pelo que mais lhe confere distinção e, de certo modo, poder. A mulher de um modo redutor.

 

É curioso como a auscultação dos limites do gosto pode passar tão perto do irresistível das figuras. Quanto mais perfeitas para suscitar o desejo, mais perto ficam de se destituírem de equilíbrio estético, entrando nesse território do exagero ou vulgaridade. O trabalho de Raquel Gralheiro é uma longa tese sobre a fronteira entre a arte e o choque, encontrando invariavelmente num modo de provocação o seu maior objectivo. Entre a infinitude de cores e de padrões, a mulher é apresentada imersa num romantismo tão adocicado quanto instigador, tão perto de ser adolescente quanto fantasioso com a sensualidade. Lascivo.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Raquel Gralheiro, Porca miséria, 2011

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones