Exposición en Lisboa, Portugal

1000 imagens; uma palavra vale mais que mil imagens

Dónde:
Cristina Guerra Contemporary Art / Rua Santo António à Estrela, 33 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
29 nov de 2018 - 05 ene de 2019
Inauguración:
29 nov de 2018 / 22:00
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Descripción de la Exposición
"A imagem, as imagens, parecem ser as indiscutíveis vencedoras do cada vez mais veloz concurso das transformações culturais ocorridas ao longo do último século. Da celebração da emergência e generalização da circulação global das imagens de novo tipo (fotografia, cinema, televisão, digital) passámos, na viragem do século, à constatação da afirmação e triunfo do império das imagens. Ao mesmo tempo, como decorre da natureza contraditória de todos os processos de transformação cultural, foram começando a subir de tom as denúncias da invasão por um excesso de imagens e os alertas para o perigo do afogamento dos significados e sentidos no pântano de uma infinidade de imagens tornadas cada vez mais irrelevantes pelo volume e velocidade da sua propagação epidémica. O fenómeno vem-se tornando evidente na crescente agitação das redes anti-sociais que alimentam a grande pocilga comunicacional digital; e cuja vocação predadora e criminal só agora começa a ser discutida. E as ... palavras? O que terá acontecido às palavras, reduzidas a um grotesco cacarejar na ponta dos dedos de jovens analfabetos e líderes néscios? Quem vai sobrar para ler Proust? Quem vai ter tempo para as palavras com que se faz um pensamento ou um sentimento? Que valor e significados terá no futuro próximo a palavra “palavra”? Nem eu nem uma exposição saberiam responder a estas perguntas mas, tal como a respeito de tantos outros assuntos, os artistas e as obras dos artistas podem ajudar-nos a abordar e problematizar estas questões de uma forma diferente das mais habitualmente (não) utilizadas. A presença das palavras no contexto criativo das artes plásticas é marcante nas vanguardas históricas do início do século XX, sobretudo no movimento “Dada” que até hoje permanece – provavelmente – como o mais radical da história recente da arte. Sem pretender fazer um resumo da história das palavras na história da arte do último século importará ainda referir, nos anos 1960 e 1970, a relevância das palavras nas obras concetuais e pós-concetuais e em práticas artísticas relacionadas com a ação política e a intervenção cívica; e a importância da palavra nas obras de sucessivas gerações de artistas que revisitaram e deram continuidade a essas linhas de pesquisa. O que aqui se apresenta, sem pretensão historiográfica, nem intenção de demonstração programática de uma tese, é uma grande diversidade de obras realizadas por autores que, cada um segundo a sua sensibilidade e no âmbito da sua linha de pesquisa, deram um lugar de destaque às palavras, e assim nos dão, a nós próprios, a possibilidade de pensar e decidir qual o valor e a atenção que queremos, ou não, continuar a conceder às palavras.". Alexandre Melo

 

 

Entrada actualizada el el 03 ene de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones