Premio en Lisboa, Portugal

12ª edição NOVO BANCO Revelação 2016

Premios / Dotación:
Lista de ganadores
Premio:
15.000 Euros + exposición
Finalistas:
Edición:
XII
Cuándo:
24 mar de 2016 - 30 abr de 2016
Dónde:
Lisboa, Portugal
Inscripción:
Cerrada desde 30-04-2016
Dirigido a:
Artistas
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción del Premio
Andreia Santana (Lisboa, 1991) é a grande vencedora do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO 2016. A jovem artista vai receber agora uma bolsa de produção para concretizar o seu projeto, que apresentará numa exposição individual a inaugurar em novembro no Museu de Serralves. O júri do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO 2016, presidido por João Ribas (Diretor Adjunto e Curador Sénior do Museu de Serralves) e constituído por Alice Motard (Curadora Chefe do CAPC – Museu de Arte Contemporânea de Bordéus); Émilie Villez (Diretora da Fundação Kadist, Paris); Luca Lo Pinto (curador da Kunsthalle Wien, Viena); Ricardo Nicolau (adjunto da direção do Museu de Serralves) e Filipa Loureiro (curadora do Museu de Serralves), destacou o importante papel que a organização de uma exposição no Museu de Serralves pode desempenhar no percurso artístico de Andreia Santana. O diálogo com os curadores do Museu e o acesso a condições profissionais de produção e de ... comunicação deverão trazer à sua prática novas preocupações e posições estéticas. O projeto que Andreia Santana apresentou ao júri testemunha o atual interesse dos artistas por técnicas e meios em vias de extinção. A partir de imagens recolhidas em fábricas portuguesas que se dedicam ao fabrico de instrumentos empregues pela arqueologia, Andreia Santana estabelece uma relação entre modos de produção considerados anacrónicos e uma ciência social (a arqueologia) que irá inevitavelmente dedicar-se à análise desses modos de produção num futuro próximo. O trabalho de Andreia Santana foi escolhido entre quatro finalistas, selecionados pelo júri do prémio no passado mês de junho. Além da vencedora foram finalistas do Prémio os artistas Rogério Correia Ribeiro, Pedro Huet e Henrique Pavão. Os quatro finalistas utilizam o suporte fotográfico para o interrogar nos seus sentidos e possibilidades na arte contemporânea. A acompanhar o Prémio foi recentemente publicado um catálogo que apresenta o trabalho dos quatro finalistas e que, para além de imagens que documentam os projetos, inclui entrevistas aos artistas conduzidas por Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu de Serralves e membro do júri do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO 2016. O Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO é uma iniciativa do NOVO BANCO em parceria com a Fundação de Serralves, que já distinguiu 39 artistas e tem como objetivo incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia.

 

 

Entrada actualizada el el 20 jul de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios