Exposición en Lisboa, Portugal

24 Лютого 2022 Року / 24 Fevereiro 2022

Dónde:
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) / Av. de Brasília, Central Tejo / Lisboa, Portugal
Cuándo:
08 feb de 2023 - 06 mar de 2023
Inauguración:
07 feb de 2023 / 18:00
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
O projeto 24 Лютого 2022 Року / 24 Fevereiro 2022, de Júlio Alves e Hugo Barata, é profundamente influenciado pela invasão russa do território ucraniano. É uma reflexão sobre a rememoração constante dos primeiros dias de guerra e das imagens que tanto os media como os intervenientes diretos dela registaram. É um caleidoscópio de imagens recolhidas de diversos canais, do Youtube ao Telegram, que no espaço expositivo se transforma num território de observação. É um testemunho sobre a nossa própria condição, não só de espectadores, mas também, e sobretudo, de testemunhas para o futuro. "24 Лютого 2022 Року / 24 Fevereiro 2022 de Hugo Barata e Júlio Alves aproxima-se da abstração: a guerra surge na pulsação frenética das luzes e nos sons dos disparos e explosões que se repetem à exaustão contra os céus escurecidos e os perfis recortados das cidades." (excerto do texto escrito por João Pinharanda para a folha ... de sala) Hugo Barata (Lisboa, 1978) é artista plástico, expõe e faz curadoria independente desde 2000. É professor e mediador cultural, cruzando a prática artística, a curadoria e a educação. Doutorado em Arte dos Media pela Universidade Lusófona, exerce aí a atividade de docente nas licenciaturas de Design de Comunicação e Comunicação Aplicada, e nos mestrados de Ensino de Artes Visuais e Design de Jogos e Média Jogáveis. É ainda investigador colaborador do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT). Dos seus projetos recentes destacam-se Constelações I, II, III (com Ana Rito, Museu Coleção Berardo, 2019–2021), Nella Cohorte di De Chirico (com António Olaio, Colégio das Artes, 2021) e Eating the Table (com Luís Alegre, Colégio das Artes, 2022). Júlio Alves (Lisboa, 1971) é realizador. A sua filmografia consiste em 18 filmes divididos entre ficção, documental e experimental. Da sua filmografia mais recente destacam-se Diálogo de Sombras (2021), Arte de Morrer Longe (2020), Chantal + Pedro (2020), Sacavém (2019). Todos os seus filmes tiveram estreia nacional e internacional. Realizou ainda filmes publicitários em diferentes mercados europeus. Doutorado em Ciências da Comunicação e mestre em Estudos Cinematográficos, é docente da Universidade Lusófona nas licenciaturas de Cinema e Artes dos Media e Fotografia, e no mestrado Estudos Cinematográficos. É também membro do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT).

 

 

Entrada actualizada el el 01 feb de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones