Beca en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

3º Prêmio Objeto Brasileiro

Premios / Dotación:

Premio

Objeto individual: un primer premio de 5.000 Reales y un segundo de 2.500.
Objeto colectivo: un primer premio de 5.000 Reales y un segundo de 2.500.
Acción socioambiental: un primer premio de 10.000 Reales y un segundo de 5.000.
Nuevos proyectos: tres premios de 1.500 Reales para la producción del prototipo.

Cuándo:
06 mar de 2012 - 06 jul de 2012
Dónde:
São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Inscripción:
Cerrada desde 06-07-2012
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción del Premio

A CASA museu do objeto brasileiro organiza a 3a edição do Prêmio Objeto Brasileiro, que vai destacar e premiar o melhor da produção artesanal contemporânea no Brasil.

 

Mais do que um abrangente concurso organizado por uma instituição pioneira e atuante na promoção do design e da produção artesanal contemporânea, o Prêmio é um acontecimento bienal e permanente que mobiliza e estimula recursos criativos, troca de ideias e novos contatos.

 

Os objetos e projetos premiados integrarão uma exposição que será inaugurada em 17 de outubro 2012, data da entrega dos prêmios. Cabe à Comissão de Seleção e Premiação escolher, dentre os objetos finalistas, aqueles que farão parte da exposição.

 

O Prêmio Objeto Brasileiro faz parte de um conjunto de ações realizadas por A CASA museu do objeto brasileiro com o objetivo de contribuir para ... o reconhecimento, revalorização e revitalização desse importante patrimônio cultural brasileiro.

 

Com a realização deste projeto, a instituição colabora para a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de um processo autossustentável nas comunidades de artesãos e proporciona ao designer novas possibilidades de criar produtos através do contato com a diversidade cultural brasileira e com diferentes contextos sociais e econômicos.

 

REGULAMENTO

 

Artigo 1° - Objetivo

 

§ 1° - O Prêmio Objeto Brasileiro tem por objetivo incentivar a inovação e a pesquisa voltadas para a produção artesanal contemporânea no Brasil e divulgar artistas, artesãos, designers e empresários que propõem novos caminhos para a criação de um objeto artesanal autêntico e responsável. O Objeto Artesanal Contemporâneo é o fruto da união entre a produção artesanal e o design.

 

§ 2° - Objetivos específicos:

Valorizar o saber artesanal brasileiro como parte fundamental de nosso patrimônio cultural.

Valorizar o contato da produção artesanal com o design evidenciando seus benefícios.

Divulgar a produção artesanal brasileira contemporânea.

Promover o desenvolvimento sustentável de comunidades artesanais brasileiras.

Incentivar o manejo e o uso sustentável da matéria-prima natural.

Valorizar a reutilização e a reciclagem de materiais.

Promover o uso de conceitos ecológicos em todo o processo.

Incentivar a geração de soluções inovadoras e criativas para o setor artesanal.

Contribuir para a criação de um canal de cooperação técnica para a melhoria do produto.

Colaborar para a melhoria dos critérios de comercialização e posicionamento do objeto artesanal contemporâneo no mercado e com a geração de emprego e renda para o setor.

 

Artigo 2° - Condições para Inscrição

 

§ 1° - Somente poderão ser inscritos objetos/produtos criados e/ou produzidos a partir de janeiro de 2010.

 

§ 2° - Poderão ser inscritos no Prêmio objetos de todas as áreas da produção artesanal ou semiartesanal: mobiliários (estofados, cadeiras, mesas, estantes), objetos utilitários e decorativos, acessórios para cozinha (cutelaria, aparelhos de mesa, utensílios), acessórios para banheiro (tapetes, cortinas, utensílios), luminárias para áreas internas e externas, tapetes e produtos têxteis (cama, mesa e banho, revestimentos), brinquedos, vestuário e acessórios pessoais e de moda (adornos, joias, biojoias, bijouterias, bolsas, sapatos), embalagens.

 

§ 3° - Poderão ser apresentados produtos em produção ou protótipos, porém, caso sejam selecionados, devem estar em perfeitas condições de uso e exposição.

 

§ 4° - Participantes: designers, artesãos, arquitetos, artistas plásticos, estudantes e todos aqueles interessados no objeto brasileiro.

 

§ 5° - Caso o contemplado seja menor de dezoito anos, o seu representante legal receberá o prêmio em seu nome mediante a assinatura de um recibo.

 

§ 6° - Um objeto só pode ser inscrito em uma categoria. A CASA museu do objeto brasileiro se reserva o direito de remanejar a categoria em que o objeto foi inscrito para uma melhor adequação do objeto à categoria, beneficiando seu autor.

 

§ 7° - Uma coleção ou linha de objetos será considerada como uma única inscrição. Nesse caso, deve ser preenchida uma única ficha de inscrição.

 

§ 8° - Não serão aceitas inscrições incompletas.

 

Artigo 3° - Categorias

 

§ 1° - A seleção dos participantes é feita mediante avaliação dos trabalhos inscritos nas seguintes categorias:

 

Categoria 1 - OBJETO DE PRODUÇÃO AUTORAL

 

Objetos contemporâneos que refletem o encontro do artesanato com o design, produzidos de forma artesanal ou semiartesanal e concebidos por profissionais, artesãos ou micro/pequenas empresas.

 

Categoria 2 - OBJETO DE PRODUÇÃO COLETIVA

 

Objetos contemporâneos que refletem o encontro do artesanato com o design, produzidos de forma artesanal ou semiartesanal e concebidos por grupos de artesãos, comunidades, associações ou cooperativas em colaboração, ou não, com profissionais - consultores, designers, arquitetos, artistas, entre outros. Somente poderão ser inscritos nesta categoria objetos produzidos e atribuídos a comunidades/associações/cooperativas.

 

Categoria 3 - AÇÃO SOCIOAMBIENTAL

 

Projetos bem-sucedidos, desenvolvidos por instituições, cooperativas, associações, empresas, universidades e organizações, com foco na responsabilidade socioambiental (geração de renda, reutilização e reciclagem, desenvolvimento sustentável e inclusão social) e que geram produtos frutos do encontro do artesanato com o design. Nesta categoria serão avaliados os projetos de maneira geral e não apenas os objetos resultantes da ação.

 

Categoria 4 - NOVOS PROJETOS

 

Projetos de protótipos de objetos contemporâneos que refletem o encontro do artesanato com o design. Serão selecionados três projetos que receberão um prêmio de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) para a produção do protótipo. O prêmio será entregue na cerimônia de premiação.

 

Artigo 4° - Calendário do Prêmio

 

§ 1° - O Prêmio obedecerá ao seguinte cronograma:

 

Lançamento do Prêmio 06/03/2012

 

Inscrições até 06/07/2012

 

Comunicação dos projetos selecionados 17/08/2012

 

Entrega dos protótipos e produtos selecionados de 17 a 21/09/2012

 

Premiação 17/10/2012

 

Exposição de 18/10 a 14/12/2012

 

Artigo 5° - A Inscrição

 

§ 1° - A inscrição poderá ser realizada pela internet, pelo correio ou pessoalmente mediante a apresentação de:

 

1. Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no site www.acasa.org.br). No caso de objetos/projetos concebidos por mais de uma pessoa, a ficha deve ser preenchida com os dados de um único representante e o nome dos demais participantes deve ser indicado no campo 'IDENTIFICAÇÃO DE OUTROS PARTICIPANTES'.

 

2.Cópia da cédula de identidade ou do CPF/CNPJ;

 

3.Fotografias de boa qualidade dos objetos, ou representação gráfica. A identificação do(s) candidato(s) não deve constar nas fotografias ou representação gráfica.

 

4. Memorial descritivo:

 

Categoria 1 - OBJETO DE PRODUÇÃO AUTORAL

 

Categoria 2 - OBJETO DE PRODUÇÃO COLETIVA

a.nome do objeto

b.descrição do objeto

c.ano de criação e/ou produção

d.materiais/matérias-primas utilizadas

e.dimensões

f.técnica

g.local de produção

 

Obs.: A identificação do(s) candidato(s) não deve constar no memorial descritivo

 

Categoria 3 - AÇÃO SOCIOAMBIENTAL

a.nome do projeto

b.descrição detalhada do projeto

c.local em que o projeto é desenvolvido

d.histórico do grupo/associação envolvido(a)

e.população beneficiada

f.resultados alcançados

g.equipe técnica

h.apoios/parcerias

i.coleção ou linha de objetos produzidos (informar: material/matéria-prima, técnica, dimensões, ano de criação e/ou produção)

 

j.informações adicionais (opcional)

 

k.podem ser enviados como anexo: livros/catálogos, CDs/DVDs, textos de referência e imagens

 

Categoria 4 - NOVOS PROJETOS

a.nome do objeto

b.descrição do objeto

c.ano de criação

d.materiais/matérias-primas utilizadas

e.dimensões

f.técnica

g.desenho (técnico ou livre)

 

A CASA museu do objeto brasileiro não receberá objetos durante o período de inscrições. Somente os objetos selecionados pelo júri deverão ser enviados no período de 17 a 21 de setembro de 2012.

 

Todos os documentos devem ser acondicionados em um envelope devidamente identificado com o nome do evento - Prêmio Objeto Brasileiro - e a categoria em que se está inscrevendo.

 

§ 2° - DATA FINAL DE ENVIO DO MATERIAL DE INSCRIÇÃO: 06 de julho de 2012.

 

§ 3° - INSCRIÇÕES PELA INTERNET:

 

As inscrições pela internet serão realizadas pelo site www.acasa.org.br.

 

§ 4° - INSCRIÇÕES PELO CORREIO OU PESSOALMENTE:

 

O material de inscrição deve ser enviado pelo correio para A CASA museu do objeto brasileiro, Rua Cunha Gago 807, CEP 05421-001, São Paulo - SP, ou ser entregue pessoalmente no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até 06 de julho de 2012. No caso de material enviado pelo correio, será considerada a data de postagem.

 

Artigo 6° - A Seleção e o Júri

 

§ 1° - A Comissão de Seleção e Premiação do 3o Prêmio Objeto Brasileiro será coordenada por A CASA museu do objeto brasileiro e composta por um júri de profissionais de destaque e com conhecimento reconhecido nas áreas de design, artesanato e meio ambiente.

 

Os critérios a serem avaliados são:

-valorização do patrimônio cultural brasileiro

-posicionamento do objeto no mercado

-conteúdo inovador

-aspecto ambiental

-desenvolvimento sustentável

-interface solidária e multicultural

-geração de emprego e renda

-preservar e divulgar os valores intrínsecos à cultura local

-qualidade estético-formal

-funcionalidade

 

§ 2° - A decisão da Comissão de Seleção e Premiação será soberana e irrecorrível.

 

§ 3° - Os objetos e projetos selecionados serão divulgados no site www.acasa.org.br a partir do dia 17 de agosto de 2012.

 

§ 4° - Caberá ao candidato a responsabilidade exclusiva e integral sobre a autoria da peça inscrita, bem como a proteção legal de seus direitos autorais e de propriedade intelectual, conforme o caso, para os fins de produção e comercialização. Em caso de dúvida quanto à autoria da peça inscrita, antes ou depois da seleção, caberá à Comissão de Seleção e Premiação, soberanamente, decidir sobre sua exclusão da mostra para a qual seja destinada.

 

Artigo 7° - A Entrega dos Objetos e Protótipos Selecionados

 

Os objetos e protótipos selecionados deverão ser entregues em embalagem segura na sede do museu A CASA, Rua Cunha Gago 807, CEP 05421-001, São Paulo - SP, de 17 a 21 de setembro de 2012, das 10h às 17h. Os custos referentes a seu envio e sua entrega serão de responsabilidade dos participantes.

 

Artigo 8° - Premiação

 

§ 1° - Serão concedidos os seguintes prêmios:

 

Prêmio Objeto de Produção Autoral - 1o lugar: valor bruto de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e 2o lugar: valor bruto de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)

 

Prêmio Objeto de Produção Coletiva - 1o lugar: valor bruto de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e 2o lugar: valor bruto de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)

 

Prêmio Ação Socioambiental - 1o lugar: valor bruto de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e 2o lugar: valor bruto de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

 

Prêmio Novos Projetos - 3 (três) prêmios no valor bruto de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) para a produção do protótipo.

 

§ 2° - Além dos prêmios acima citados, poderão ser outorgadas Menções Honrosas para os objetos/projetos considerados 'destaque'.

 

§ 3° - Serão entregues certificados para os objetos e projetos finalistas e premiados.

 

§ 4° - Os objetos e projetos premiados integrarão a exposição 3o Prêmio Objeto Brasileiro. Cabe à Comissão de Seleção e Premiação, soberanamente, escolher, dentre os objetos finalistas, aqueles que farão parte da exposição.

 

§ 5° - A lista de objetos e projetos vencedores ficará disponível para consulta no site www.acasa.org.br

 

 

 

Artigo 9° - Cessão dos Objetos para a Exposição

 

§ 1° - Os participantes cujos objetos/projetos forem selecionados se comprometerão, em um contrato de cessão temporária, a emprestá-los gratuitamente à organização do evento, por um prazo máximo de 6 (seis) meses, contado a partir da data de entrega do prêmio.

 

§ 2° - Ao término da exposição, os autores das peças serão informados quanto à data e local de sua retirada, bem como do prazo que ficarão disponíveis para retirada.

 

§ 3° - As imagens dos objetos/projetos poderão ser usadas por A CASA museu do objeto brasileiro para divulgação e promoção do prêmio.

 

Artigo 10° - Casos Omissos

 

Após o término das inscrições, os casos omissos neste regulamento ou dúvidas de interpretação serão dirimidos pela comissão organizadora do Prêmio Objeto Brasileiro.

 

Artigo 11° - Considerações Gerais

 

§ 1° - Compete à Comissão Organizadora deliberar sobre qualquer dúvida e/ou omissão decorrente e/ou emergente deste regulamento, sendo certo que sua decisão será sempre irrecorrível.

 

§ 2° - O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

 

Parágrafo único - Os participantes e os contemplados desta promoção declaram, desde já, serem os autores das peças enviadas, não tendo cometido plágio ou qualquer outra forma de apropriação autoral vedada pela lei.

 

Artigo 12° - Dúvidas e Informações

 

§ 1° - Esclarecimentos sobre o prêmio poderão ser solicitados à comissão organizadora pelo e-mail premio@acasa.org.br ou telefone (11) 3814 9711.

 

Artigo 13° - Comissão Organizadora

 

§ 1° - A CASA museu do objeto brasileiro é uma Organização Social que tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento do artesanato e do design brasileiros, incrementando a percepção consciente a respeito do nosso produto brasileiro.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios