Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

365

Dónde:
Bolsa de Arte / Rua Visconde do Rio Branco, 365 - Bairro Floresta / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
05 oct de 2015 - 07 nov de 2015
Inauguración:
05 oct de 2015
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre inaugura no próximo dia 5 de outubro a exposição "365", da artista visual Elida Tessler. O título da mostra faz referência tanto aos dias do ano quanto ao endereço da galeria, insinuando a noção de endereçamento e passagem do tempo como vetores das propostas que habitam a exposição. Os sete trabalhos da artista, dos quais cinco são inéditos, articulam a criação de imagens e a ocupação do espaço com temas, evocações e conceitos sugeridos pela literatura, pela vida cotidiana e pela correspondência postal. Tendo como ponto de partida o romance "Ao Farol", de Virginia Woolf, a obra O Tempo Passa apresenta 22 relógios ao longo da maior parede da galeria - com o detalhe de que os ponteiros provêm de uma velha máquina de escrever. Correspondem às hastes datilográficas e seus tipos de impressão. Em "Carta ao Pai", trabalho cuja referência é o livro ... homônimo de Franz Kafka, estão alinhadas sobre uma grande mesa todas as peças extraídas da mesma máquina de escrever que forneceu as hastes-ponteiros. A obra transforma em texto visual as engrenagens e mecanismos de um equipamento que pertenceu ao pai da artista. "365", além de nomear a exposição, é um projeto em andamento ancorado sobretudo na poesia Habitar o Tempo, de João Cabral de Melo Neto. A obra equivale a um dispositivo de organização de correspondência, com uma estrutura formada por nichos equivalentes ao número de dias de um ano. Desde o início de 2015, este móvel vem acolhendo cartas já publicadas por artistas e escritores, e agora selecionadas por amigos de Elida, que as remetem por correio para o endereço da galeria. "Desertões" apresenta mais de mil lupas com imagens de trechos sublinhados por Donaldo Schüler em um antigo exemplar do livro Os sertões, de Euclides da Cunha. Esta obra retoma uma conversa nunca interrompida entre a artista e o escritor e professor de filosofia, presente também em Ist Orbita, trabalho que tem origem em uma série de e-mails trocados entre eles e exposto uma única vez, na 8ª Bienal do Mercosul, em 2011. A exposição apresenta ainda "Phosphoros", projeto da artista desenvolvido para o Clube de Gravura do MAM/SP, cuja referência é "Fahrenheit 451", tanto o livro de Ray Bradbury quanto o filme de François Truffaut e, por fim, "Gaveta dos guardados", obra que retoma - e atualiza - um velho fichário de papel dispensado por uma biblioteca pública. Essa é a primeira individual de Elida na Bolsa de Arte e a primeira que a artista realiza desde a retrospectiva Gramática intuitiva, apresentada em 2013 na Fundação Iberê Camargo. Nascida em Porto Alegre, em 1961, Elida é Professora Associada do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como docente e pesquisadora, e trabalhando sobretudo em torno das relações entre palavra e imagem, arte e literatura, e escritos de artistas. Por 16 anos, coordenou com Jailton Moreira o Torreão, espaço dedicado à produção, debate e apresentação de arte contemporânea.

 

 
Imágenes de la Exposición
Elida Tessler,

Entrada actualizada el el 30 sep de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones