Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

7

Dónde:
Casa de Cultura Laura Alvim / Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
19 oct de 2011 - 04 dic de 2011
Inauguración:
19 oct de 2011
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición

Ronald vai mostrar sete desenhos de fogo, sete objetos em pet, sete fotos de grandes dimensões de interferências urbanas, vídeos, projeções e performances - estas últimas acontecem no dia do vernissage, a partir das 19h, quando o artista acenderá uma pira à entrada da exposição.

 

Pouco conhecidos da maioria, os desenhos de fogo são feitos com maçarico de ourives sobre papel vegetal, de 100 x 70cm. O papel reage ao calor do maçarico, produzindo, ora linhas em relevo, ora queimaduras, como as de cigarro.

 

'Filíferos' é a série de objetos confeccionados com pet transparente, à semelhaça de um casulo. Também em pet, o artista expõe a peça única de 200 cm de altura, de plástico tramado, em forma de gota, pendendo do teto.

 

Entre as fotos e vídeos de performances, estão as de ... 'Nimbo Oxalá', que Duarte apresenta mundo afora, desde 2009: Áustria, Espanha, Inglaterra, Holanda, Argentina e Brasil; de 'Estrela de luz' [Bienal de Havana 2011], desenho do astro a fogo no chão, referente à estrela usada por Fidel; de 'O Q Rola VcV' [Santa Teresa, RJ, 2001], um caminhão de limpeza esguichava água vermelha pelas ruas de Santa Teresa, remetendo à violência urbana e à facção criminosa Comando Vermelho (CV), embutido no título; de 'Fogo cruzado' [Santa Teresa, RJ, 2002], quando Ronald ateou fogo em 1,5 km do trilho do bondinho; de 'Alvo fácil', um alvo de fogo montado com barris de petróleo sobre roupas doadas por moradores locais, realizado no prado do Museu de Serralves [Porto, Portugal, 2008], de 'Traçantes' [Galeria Anita Schwartz, RJ, 2009], e de 'Choque de monstro' [MAM-RJ, 2011], no Festival Brasileiro de Performance.

 

Na noite de abertura da mostra, a performance 'Nimbo Oxalá' acontecerá ao vivo, às 20h, na praia em frente à Laura Alvim. São vinte pessoas, cada uma com um extintor de incêndio, acionados simultaneamente, formando um imenso bloco de fumaça, em forma de cogumelo atômico.

 

Às 21h, 'Traçantes' ganhará performance ao vivo, no pátio da Casa de Cultura. Centenas de marcadores de texto a laser serão distribuídos ao público, que lançará seus 'raios' pelo espaço em alguns minutos de black out, que o artista provocará no local. Este trabalho é uma alusão às balas traçantes usadas por traficantes na cidade do Rio de Janeiro.

 

Ronald Duarte [Barra Mansa, RJ, 1962] é mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro [EBA | UFRJ]. Em 2006, o artista ganhou o Prêmio Marcantonio Vilaça, e em 2008, foi contemplado com a Bolsa Iberê Camargo, permanecendo dois meses no Porto, Portugal, onde realizou 'Alvo fácil', na abertura do TRAMA - Festival de Arte Performativa.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones