Exposición en Lisboa, Portugal

A Cuca ajuda a upa, a Nocal ajuda Portugal!

Dónde:
Miguel Justino Contemporary Art / Rua Rodrigues Sampaio, 31, 1º Esq. / Lisboa, Portugal
Cuándo:
11 nov de 2015 - 19 dic de 2015
Inauguración:
11 nov de 2015 / 19:30
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A exposição de Nuno Nunes Ferreira intitula-se A CUCA AJUDA A UPA, A NOCAL AJUDA PORTUGAL!, um slogan que tem correspondências políticas e recupera a memória da guerra colonial travada nas ex-colónias portuguesas, mais especificamente em Angola. O projecto expositivo revela uma forte unidade nos elementos que integram cada uma das obras, devido ao uso como matriz do carácter auto-referencial da sua pesquisa. O artista reporta-se principalmente ao período em que o seu pai foi combatente na Guerra do Ultramar, às memórias, objectos, estórias e silêncios que este lhe transmitiu, uma vez regressado à vida civil. A Cuca e a Nocal (1) eram as cervejas que se bebericavam nos momentos de descanso, ansiosos mas afastados dos combates. O universo ultramarino que o artista trabalha, perseguindo a sua prática de arquivista metódico e compulsivo, abre diversos campos de questionamento sobre as memórias de África, mais precisamente de Angola. Na sua prática artística, o ... artista colige documentos e artefactos que não perdem de vista os movimentos de libertação e a propaganda demagógica do regime salazarista, acompanhada pelas edições resistentes que contribuíram para a desagregação desse regime, que afectou a nossa identidade enquanto império caduco e todos aqueles que, nascidos em Portugal ou nas ex-colónias, chegaram a Portugal como "retornados" (também auto-denominados "espoliados das ex-colónias") de uma terra que pertencendo a todos (os do império), apenas não pertencia àqueles que a ocuparam e dominaram durante séculos. De uma das obras emana um sussurro que se transforma numa marcha militar: "Angola... É Nossa". Palavras cantadas por homens sem utopia, reféns de um tempo que não conhecia a Liberdade, conceito que tragicamente ainda hoje não conquistou a sua plena legitimidade. (1) A Cuca era fabricada por uma empresa derivada da Central de Cervejas Portuguesa, enquanto a Nocal era um produto da Nova Empresa de Cervejas de Angola. João Silvério

 

 

Entrada actualizada el el 18 nov de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones