Exposición en Lisboa, Portugal

A estratégia da aranha

Dónde:
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva / Praça das Amoreiras, 56 - 58 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
31 oct de 2019 - 26 ene de 2020
Inauguración:
31 oct de 2019 / 18:30
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
POR DENTRO DA OBRA. A técnica da têmpera na obra de Vieira da Silva Pela primeira vez o Museu articula ciência e arte numa exposição sobre a técnica da têmpera de ovo na obra de Maria Helena Vieira da Silva, técnica que a pintora usou durante um período muito extenso (1953-1992), o que mostra claramente o seu interesse por este medium. A proposta para realizar uma investigação aprofundada sobre a técnica da têmpera chegou pela mão da Professora Agnès Le Gac, especialista em estratos pictóricos, que se propunha investigar a sua importância, dado constituir um quinto da produção total de Vieira da Silva (661 obras em 3486 registadas no catálogo raisonné da artista). Desta forma, em estreita articulação com o Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, e numa colaboração com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, surgiu um projecto de investigação ... interdisciplinar. Incluiu técnicas científicas de exame e análise, implementadas in situ em obras pintadas a têmpera e também em micro-amostras das tintas usadas, que permitem ao público ver “por dentro”, “por trás” e “além” do que é visível. Esta exposição pretende contribuir para uma melhor compreensão da prática da têmpera, especialmente porque Vieira da Silva nunca referia ou analisava a sua técnica de pintar. Enquadrar esta técnica no devido contexto de trabalho da pintora engloba perceber quando a artista usou uma emulsão de ovo pela primeira vez; as razões desta escolha e finalmente da sua plena adopção; que diferenças apresenta a têmpera em relação às técnicas do guache ou da aguarela; se houve circunstâncias particulares em que Vieira usou a têmpera; o seu modo de aplicação; a contribuição desta técnica para o seu trabalho e o que sabemos, do ponto de vista material, sobre este medium específico utilizado durante quatro décadas (décadas essas em que Vieira já era plenamente reconhecida). Pretende-se realçar de que modo as características e condicionantes da têmpera de ovo serviram as aspirações de Vieira da Silva, em prol do resultado estético que pretendia alcançar. Propõe-se assim expor, além de pinturas a têmpera da colecção do Museu ou em depósito, um certo número de imagens e dados científicos acompanhados de textos, com o intuito de fornecer os elementos de contexto atrás referidos, de forma a torná-los compreensíveis para o público em geral. Nesta mostra, que aposta numa outra forma de olhar para um processo criativo, procura-se trazer dados novos e complementares sobre aquela técnica tão peculiar, a que Maria Helena Vieira da Silva fielmente recorreu na sua fase de plena maturidade.

 

 

Entrada actualizada el el 15 ene de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones