Conferencia en Oporto, Porto, Portugal

A linha Reta é uma Utopia

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
El 11 feb de 2015
Precio:
3 €
Dirigido a:
Artistas, Profesionales, Organizaciones
Profesionales participantes:
Descripción de la Formación
Adam Szymczyk, um dos mais influentes curadores no domínio da arte contemporânea, estará em Serralves no dia 11 de Fevereiro como orador da conferência "A linha Reta é uma Utopia". Adam Szymczyk está à frente do evento de maior relevância no calendário de exposições de arte contemporânea, a Documenta 14, a decorrer em 2017. Será a primeira vez que esta exposição, que desde 1955, tem tido lugar na cidade alemã de Kassel, também será apresentada fora de portas. Paralelamente a Kassel, a exposição acontecerá em Atenas, na Grécia. A pouco mais de dois anos e meio da sua realização, esta conferência será uma oportunidade imperdível para entrar em contacto com a génese da preparação de uma exposição que, de cinco em cinco anos, marca o discurso crítico e artístico contemporâneo a nível internacional e que, nesta edição interroga claramente a capacidade da arte contemporânea para abrir um espaço de imaginação e ... de ação sociopolítica. Adam Szymczyk será apresentado por Suzanne Cotter, diretora do Museu de Serralves, que assegura também a moderação desta conferência. Adam Szymczyk é Diretor Artístico da Documenta 14, que decorrerá entre 10 de Junho e 17 de Setembro de 2017, na cidade alemã de Kassel e em Atenas. Szymczyk foi curador da Galeria da Fundação Foksal, em Varsóvia desde a sua criação, em 1997, até 2003. Foi diretor e curador-chefe da Kunsthalle Basel. Nos últimos 10 anos, trabalhou em exposições e publicações sobre artistas contemporâneos, tais como Pawel Althamer, Douglas Gordon, Susan Hiller, Job Koelewijn, Edward Krasinski, Claudia e Julia Mueller, Gregor Schneider, Piotr Uklanski e Krzysztof Wodiczko. Das exposições coletivas das quais foi curador destacam-se "Roundabout", CCA Varsóvia, em 1998; "Amateur", uma co-curadoria com Mark Kremer e Charles Esche, no Kunstmuseum Goeteborg, em 2000; "Painters Competition", na Galeria Bielska BWA, Bielsko-Biala, em 2001; "Hidden In a Daylight", em co-curadoria com Joanna Mytkowska e Andrzej Przywara, no Hotel pod Brunatnym Jeleniem, Cieszyn, em 2003. Em 2008 foi curador, em parceria com Elena Filipovic, da 5.ª Bienal de Berlim.

 

 

Entrada actualizada el el 06 feb de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todos los cursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de formación

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todos los cursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de formación