Exposición en Tavira, Faro, Portugal

A natureza detesta linhas rectas

Dónde:
Palácio da Galeria - Museu Municipal de Tavira / Calçada da Galeria, 8800-306 / Tavira, Faro, Portugal
Cuándo:
14 may de 2022 - 08 oct de 2022
Inauguración:
14 may de 2022
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
Gabriela Albergaria (Vale de Cambra, 1965) tem vindo a desenvolver um percurso centrado sobre as questões da relação com a natureza e a forma como a representamos. A exposição “A Natureza Detesta Linhas Retas” é a primeira exposição antológica da artista, percorrendo os últimos 16 anos do seu trabalho, nos vários suportes que tem vindo a utilizar, desde a escultura, ao desenho, passando pela fotografia e pela produção de múltiplos. A questão central que a exposição apresenta é a da zona de fronteira e conflito entre a Natureza e o processo moderno da sua apropriação e dominação, que a artista trata a partir de várias situações que recorrem à história das migrações das espécies, a sua utilização cultural e económica e, por fim, a sua violenta exploração. O campo de trabalho e pesquisa de Gabriela Albergaria tem sido a Paisagem entendida como construção humana, organização estética, económica e sociocultural do território, não só ... marcada historicamente, mas também investida de sentidos políticos. O exemplo dos jardins está sempre presente, sobretudo porque, fazendo parte da nossa forma urbana de contacto com o natural, são de facto zonas complexas de negociação entre o desenho da sua arquitetura e as necessidades lúdicas, científicas ou celebratórias que presidiram à sua edificação. Tendo vindo a constituir um dos campos de pesquisa mais importantes para Gabriela Albergaria, os jardins encontram-se permanentemente aludidos nas obras híbridas e simbióticas, em escultura e desenho, presentes nas várias salas da exposição. Para além da reconstituição de algumas obras centrais do seu percurso, como Árvore, 2004/2020 – uma acácia reconfigurada na sua morfologia – ou Couche Sourde, 2010/2020 – um monólito aparentemente minimal construído com terra segundo metodologias oriundas da botânica e aludidas no título –, a exposição apresenta uma sala temática dedicada à viagem e pesquisa efetuada pela artista na Amazónia, bem como uma sala de desenho dedicada ao Redwood National Park, parque florestal norte-americano onde proliferam algumas das espécies mais marcantes da américa do norte. A exposição “A Natureza Detesta Linhas Retas” é, portanto, não só uma reflexão crítica sobre a nossa relação com o natural, mas também sobre a forma como encaramos a representação da natureza e do seu tempo em nós.

 

 

Entrada actualizada el el 10 may de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus fichas.
Promociones arteinformado
Exposición Online
Exposición
17 may de 2022 - 13 oct de 2023

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Premio
25 abr de 2022 - 22 may de 2022

Madrid, España

Formación
23 may de 2022 - 25 may de 2022

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones