Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

A pintura como verbo

Dónde:
Galeria Millan / Rua Fradique Coutinho, 1360/1430 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
06 oct de 2023 - 04 nov de 2023
Inauguración:
06 oct de 2023 / 18 a 21 h.
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Em 6 de outubro, a Millan inaugura a exposição "A pintura como verbo", individual de Mariana Palma (1979, São Paulo, SP, Brasil), em seu espaço expositivo no número 1.430 da rua Fradique Coutinho. Com curadoria de Ivo Mesquita, a mostra é a primeira de Palma desde a sua entrada no time da galeria. Em "A pintura como verbo", Mariana Palma apresenta trabalhos inéditos. O conjunto mostra a nova direção tomada na obra da artista, que agora faz uma profunda investigação da pintura e dos processos de geração de imagens. Suas pinturas formam um mundo particular com formas voluptuosas e cores pulsantes e se concentram na sensualidade do olhar. Para o curador da exposição, Ivo Mesquita, a artista constitui um algoritmo poético ao manipular uma coleção de imagens (de seres vegetais e animais), que criam, por meio de um habilidoso trabalho pictórico, espaços teatrais e fantásticos, onde tecidos enlaçados e dobrados se unem ... em formas curvilíneas ao redor de um eixo único. Outro desdobramento da pesquisa de Palma, na qual ela explora as possibilidades da impressão sobre tecidos translúcidos, é exibido em uma instalação que dialoga com a escala arquitetônica da galeria. A instalação apresenta uma série de “naturezas mortas”, provenientes de fotografias da artista que reúnem folhas secas, plantas, animais, frutas em diferentes estágios de decomposição. Suspensas por todo o pé-direito da galeria, esses tecidos criam uma cena que provoca a reflexão sobre temporalidade e vitalidade. Uma série de bordados, também suspensos no teto, completa a exposição. Além de vanitas, as obras da série recebem intervenções feitas com bordados, que acumulam símbolos, texturas e relevos e, assim, estabelecem contrastes no diálogo com as pinturas de aspecto liso. Também no dia 6, a Millan abre a exposição Visita íntima, individual de Vanderlei Lopes, com texto crítico de Heloisa Espada. A galeria ocupa dois imóveis na mesma rua, a Fradique Coutinho. Enquanto o solo de Palma será no espaço do número 1.430, a exposição de Lopes, por sua vez, será inaugurada na sede da galeria, no número 1.360.

 

 

Entrada actualizada el el 03 oct de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones