Exposición en Mire de Tibães, Braga, Portugal

A Study of Assassination

Dónde:
Mosteiro de Tibães / Rua do Mosteiro / Mire de Tibães, Braga, Portugal
Cuándo:
13 sep de 2019 - 27 oct de 2019
Inauguración:
13 sep de 2019
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Em 1997, e de acordo com o ato de liberdade de informação, foi divulgado pela CIA um documento intitulado “Um estudo sobre assassinato”/“A Study of Assassination”. O manual foi divulgado como parte de uma coleção de arquivos da Agência Central de Inteligência relacionados com o Programa de Desestabilização da Guatemala em 1954. O programa visava derrubar o recém democraticamente eleito líder da Guatemala, o coronel Jacobo Arbenz Guzman. O programa foi impulsionado pela Corporação Global dos EUA, The United Fruit Company. A United Fruit era detentora de um quinto do país e controlava quase exclusivamente a venda mundial de bananas naquela época. A empresa pressionou a CIA para intervir na Guatemala e derrubar Arbenz, e propôs para o seu lugar um ditador que compactuava com as ações antiéticas da empresa. Em junho de 1954, uma ofensiva formada por mercenários treinados pela CIA e pelo seu apoio aéreo derrubou Arbenz, e ... colocou o ditador militar exilado Carlos Castillos Armas como líder. Acredita-se que o “Manual de Assassinato” foi criado para “educar” os mercenários no “ato de matar”. Enquanto isso, na Europa e nos EUA, a United Fruit continuou a moldar a perceção pública sobre a banana como sendo uma fruta saudável, divertida e inocente, através de publicidade em massa, música e cultura popular. Este projeto está dividido em dois conjuntos de imagens, o primeiro prende-se com o recriar da intenção do manual usando imagens que foram encontradas. Ao combinar páginas do documento com imagens do arquivo de imprensa da época, e campanhas de propaganda da United Fruit, dá-se uma transformação no significado dos documentos. Conotações comummente associadas à banana, tais como, o humor, o sexo, a libertação e o sonho Americano são interligadas à sua sinistra história de opressão, imperialismo capitalista e genocídio - desafiando as nossas conceções sobre o simbolismo das bananas. O segundo conjunto de imagens do projeto é completamente fictício - uma conjugação de documentos do manual com imagens encenadas e um documentário improvisado: seguindo literalmente o manual com o uso de uma câmara.

 

 

Entrada actualizada el el 02 oct de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones