Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

A Viagem das Carrancas

Dónde:
Pinacoteca de São Paulo / Praça da Luz, 2. Jardim da Luz / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
01 ago de 2015 - 18 oct de 2015
Inauguración:
01 ago de 2015
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Em 1946, o fotógrafo Marcel Gautherot, em parceria com Pierre Verger, percorreu o litoral e o interior da Bahia e registrou as carrancas ainda encontradas nas barcas do Rio São Francisco. As fotos, publicadas nas revistas O Cruzeiro (1947), Sombra (1951) e Módulo (1955) e no livro Brésil (1950), chamaram a atenção do público e dos pesquisadores. Agora parte dessas carrancas e a série fotográfica de Gautherot chegam à Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em uma exposição inédita assinada pelo curador Lorenzo Mammì. A Viagem das Carrancas, que começa dia 1º de agosto, apresenta ao público 41 carrancas de coleções públicas e particulares e 42 fotografias pertencentes ao Instituto Moreira Salles, além de pequenas esculturas, um modelo de barco e documentos diversos. Entre os destaques desta mostra está a figura de proa da lendária barca Minas Gerais, a maior embarcação ... que já navegou o São Francisco, esculpida por Afrânio - o primeiro escultor de carrancas conhecido ainda no fim do século XIX. "Desde o início, as carrancas eram conhecidas pelos traços grotescos, que se tornaram uma característica recorrente do gênero. No entanto, muitas das mais antigas são bastante realistas. É o caso de uma série de cabeças de leão, de contornos quase clássicos, e da maioria dos cavalinhos, usados geralmente em embarcações menores. Todas expostas na Pinacoteca", explica Mammì. Também faz parte desta exposição a figura esculpida na barca Americana por Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany (1882-1985), o escultor de carrancas mais conhecido e respeitado do país. Ele começou a entalhar carrancas em 1905 e essa foi a terceira da sua carreira, finalizada em 1907. Outras seis carrancas não navegadas esculpidas por Guarany compõem a exposição. Elas pertencem à primeira fase de sua produção para colecionadores, entre as décadas de 1950 e 1960. "Principalmente por sua qualidade estética e por não haver nada parecido em outros lugares do mundo, a descoberta das carrancas inaugurou uma nova fase na avaliação e até na criação de arte popular no Brasil. Abordar hoje esse assunto nos cobra o desenvolvimento de novos instrumentos críticos para a avaliação desse tipo de produção", completa o curador.

 

 

Entrada actualizada el el 06 ago de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones