Exposición en Ribeirão Prêto, Sao Paulo, Brasil

Abertura 1980

Dónde:
Instituto Figueiredo Ferraz / Rua Maestro Ignacio Stabile, 200 - Alto da Boa Vista / Ribeirão Prêto, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
23 mar de 2019 - 14 dic de 2019
Inauguración:
23 mar de 2019
Comisariada por:
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Descripción de la Exposición
O convite para essa curadoria veio ao encontro de uma coleção concentrada no período proposto: um recorte em torno da década de 1980. Nessa época, João Carlos de Figueiredo Ferraz era também pintor, e seu envolvimento com essa linguagem, especialmente seu gosto por questões ligadas à cor e à matéria, definiu os itens e núcleos iniciais agora expostos, captando suas potencialidades mais prementes. O conjunto foi selecionado, em todo o caso, de forma a valorizar o diálogo entre as peças e o aspecto que mais chamou a atenção: uma desenvoltura inédita justamente no limiar entre os suportes tradicionais, como na peça de Iole de Freitas, em que a pintura tem uma volumetria escultórica que se adianta no espaço real do espectador, em uma monumentalidade prosaica. Ao par da evidente autonomia das obras, muitas delas operando a partir da apropriação, inclusive, acredita-se que essa disposição possa mostrar que se, na década de ... 1960, temos um ímpeto voltado ao corpo e sua presença na arte, e por espaços em que é a partir dele que definimos nossa participação, ou mesmo rupturas sistemáticas com os suportes tradicionais, em um período que se estende aos anos de 1970, marcado por uma aclimatação consistente da arte conceitual, na década de 80, há uma adesão inesperada e convicta à pintura e à escultura, paralelamente às apropriações e ao uso intensivo da fotografia, do vídeo em uma dimensão que vai além de preocupações estritamente morfológicas. É como se todas essas obras respondessem sem ressentimentos às advertências de Michael Fried quanto às vicissitudes da aproximação entre "arte e vida", com proposições que tiram seu melhor justamente de uma problematização das especificidades de suas linguagens, não mais como sua "razão de ser", mas como um meio pródigo para a condensação e rearticulação de teatralidades e "filosofias de vida" que não encontrariam afinal lugar nem acolhida fora desses mesmos limites.

 

 

Entrada actualizada el el 08 abr de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones