Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Acervo Horizonte

Dónde:
AM Galeria Horizonte / Rua Estados Unidos, 273 · Jardim Paulista / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
09 nov de 2011 - 17 dic de 2011
Inauguración:
09 nov de 2011
Organizada por:
Descripción de la Exposición
Artistas: Amilcar de Castro, Dan Fialdini, Fernando Ribeiro, Leonora Weissmann, Nelson Leirner y Tuca Reinés. Diseño, fotografía, escultura, pintura, objetos.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

A AM Galeria Horizonte encerra o ano de 2011 com a mostra coletiva Acervo Horizonte, trazendo trabalhos em suportes variados de alguns dos principais artistas parceiros da galeria: Amilcar de Castro, Dan Fialdini, Leonora Weissmann, Nelson Leirner e Tuca Reinés.

 

A exposição, com curadoria de Angela Martins, traz obras em técnicas variadas, como desenho, pintura, escultura, fotografia e objeto. Acervo Horizonte, que celebra o primeiro ano de intensa atividade da galeria no circuito cultural de São Paulo, é conceituada pela diversidade de técnicas e conceitos e pela rigorosa seleção das obras, duas características fundamentais da AM Galeria Horizonte.

 

A coletiva dá oportunidade ao público de conhecer mais de perto o trabalho desses renomados artistas, enquanto a galeria trabalha ... na programação das exposições para o próximo ano, que promete ser ainda mais intenso.

 

Os artistas

 

Amilcar de Castro

O mineiro Amilcar de Castro foi um dos fundadores do Neoconcretismo, movimento que renovou a arte brasileira nos anos 1960. É considerado pela crítica como um dos maiores nomes da arte brasileira de todos os tempos. Inventor de um método simples e revolucionário de realizar esculturas, denominado 'corte e dobra', Amilcar de Castro foi também um profícuo designer gráfico, desenhista e gravador.

 

Dan Fialdini

Formado em Desenho Livre pela FAAP. Em 1970 se torna assistente da diretoria do Masp, onde dois anos depois assume a curadoria e montagem. Em 1983 começa a criar esculturas em madeira e em 1986 esculturas em granito, mármore e outras pedras. Em 1988 participa da mostra 'A Escultura no Brasil' - Sesc Pompeia. No início da década de 1990 deixa o Museu de Artes de São Paulo e passa a se dedicar somente às esculturas. Participou de diversas coletivas ao redor do mundo e em 2008 lança seu primeiro livro, 'Arte na Pedra'.

 

Leonora Weissmann

Nascida em Belo Horizonte em 1982, possui formação acadêmica em Pintura e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG, onde atualmente cursa pós-graduação. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. Dentre as premiações que recebeu, destaca-se a última, concedida pela Fiat Mostra Brasil 2007, com exposição paralela à Bienal de São Paulo.

 

Nelson Leirner

Nascido em São Paulo, em 1932, Nelson Leirner é pintor, desenhista, cenógrafo, professor e realizador de happenings e instalações. Fundou o Grupo Rex, com Wesley Duke Lee, Geraldo de Barros, Carlos Fajardo, José Resende e Frederico Nasser, em 1966, mesmo ano em que recebeu prêmio na Bienal de Tóquio. Na década de 1970 criou alegorias da situação política em séries de desenhos e gravuras. A partir de 1999, quando representou o Brasil na Bienal de Veneza, lançou carreira internacional, tendo participado das mais importantes feiras de arte no exterior, tais como Arco, Basel, Miami Basel e Dubai, e exposto na Suíça, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Estados Unidos.

 

Tuca Reinés

Tuca Reinés, nascido em São Paulo em 1956, é bacharel em Arquitetura pela Fau/Santos. Começa a fotografar nos anos de 1970, tendo participado de diversas exposições coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior. É o único brasileiro a ter três livros publicados pela editora Taschen, sendo que Great Escapes South America é seu título da editora mais vendido no Brasil. O fotógrafo tem ainda em seu curriculum 30 anos de trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Amilcar de Castro

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones