Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Adelina Lopes

Dónde:
Galeria Pedro Oliveira / Calçada de Monchique, 3 - 4050-393 Porto / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
12 nov de 2016 - 31 dic de 2016
Inauguración:
12 nov de 2016
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Nesta sua exposição na galeria Pedro Oliveira Adelina Lopes apresenta obras de forte presença minimalista. Obras essas que se por um lado se posicionam no seu sóbrio processo evolutivo, por outro e como sempre, não deixam de nos surpreender. A geografia da exposição explana-se por três tipos de suportes. Os desenhos: Tratam-se de dois desenhos a jacto de tinta (150 x 110 cm, cada ), em que a artista se debruça e reinterpreta uma obra de Samuel Beckett, “Act Sans Paroles I”, 1956. Adelina serve-se desta obra de Beckett recriando um “acto sem palavras” retirando tanto as palavras e deixando as pontuações num, como em outro deixando-as ocultas a negro resultando apenas a mancha do texto. Trata-se portanto na sua essência de um trabalho sobre o título do livro de Beckett de uma forma directa, fornecendo-nos novas percepções. As fotografias: Série: “Copo com água / Água com copo” (120 x 88 cm, cada) e ... série: “Portrait / Landscape” (110 x 110 cm, cada). Quatro fotografias a impressão jacto de tinta. As correspondentes ao primeiro título são duas em que Adelina apresentando recipientes (garrafas) limita-se à descrição literal do título (recipiente + conteúdo, conteúdo + recipiente). Nas duas correspondentes ao segundo título Adelina interessa-se por um processo de levantamento analítico sobre o método anglo-saxónico de posicionamento de leitura de uma normal folha de suporte de escrita ou inscrição de imagem. Orientação vertical normalmente usada para “Portrait”, ou horizontal para “Landscape”. Nestas últimas fotos, a artista seguindo esse princípio de apresentação serve-se igualmente de dois recipientes / conteúdos (garrafas), sendo um na vertical (qual portrait) e outro na horizontal (landscape). Esculturas: Esculturas em bronze (27,5 x 21 x 9 cm e 5 x 21 x 27,5 cm). Adelina serve-se de um livro icónico da Taschen intitulado “Sculpture”, transformando-o em escultura. Em todo o seu trabalho em que mais uma etapa se dá agora a ver, Adelina Lopes debruça-se sobre questões relacionadas com reflexões acerca do objecto e forma, sua desconstrução como método de pesquisa, questões que por sua vez são postas perante o observador como desafios à sua atenção, como um jogo perceptivo. Jogo esse visual e verbal, remetente para processos dicotómicos entre o ver e o ler e a relatividade dos conceitos. Também importantes são os meios e os materiais de eleição. A economia de meios e depuração ensina-nos muito sobre as melhores práticas minimalistas do fazer e por alguma razão os seus materiais de eleição são de grande pureza e sobriedade, como o vidro e a água.

 

 

Entrada actualizada el el 13 nov de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones