Exposición en Pinheiros, Sao Paulo, Brasil

Aglomeração Antonio Henrique Amaral

Dónde:
Instituto Tomie Ohtake / Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 / Pinheiros, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
14 dic de 2020 - 07 feb de 2021
Inauguración:
14 dic de 2020
Comisariada por:
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A exposição-processo realizada virtualmente pelas redes sociais de junho a outubro, com a reabertura dos centros culturais ganha espaço no Instituo Tomie Ohtake e pode ser visitada até dia 07/02/2021. De terça a domingo, das 12h às 17h - entrada é gratuita. O projeto, do curador Paulo Miyada em parceria com o Instituto Antonio Henrique Amaral, aprofundou a obra, quase premonitória do momento atual, de um dos principais artistas brasileiros do século XX. Do momento de lançamento do projeto até a reabertura foram produzidos e divulgados semanalmente nas redes do Instituto Tomie Ohtake conteúdos sobre as obras do artista, com destaque para sua produção em papel (gravuras, desenhos e estudos). Esses conteúdos incluíram análises de obras, reflexões históricas, digressões ensaísticas e trocas de imagem e palavra com artistas jovens convidados a responder a obras específicas do artista. “Ao longo de alguns meses, publicamos um material substancioso, uma resposta sensível às ... incertezas deste momento em que nos vemos ameaçados por um bestiário de monstros visíveis e invisíveis e um fértil solo para as futuras iniciativas de investigação e apresentação de Antonio Henrique Amaral a serem desenvolvidas a partir de seu vasto legado”, afirma Miyada. Diversas facetas do encontro de sua obra com o presente foram exploradas em postagens, agora, com projeto similar a uma sala de estudo, Aglomeração Antonio Henrique Amaral chega à sede do Instituto Tomie Ohtake. A exposição revela alguns materiais inéditos, ao lado de itens consagrados como o álbum de gravuras O meu e o seu (1967). Ao todo são 12 pinturas, 17 gravuras e 65 desenhos, além de cadernos, agendas, correspondências fotografias e impressos que constituem uma pequena amostra do acervo deixado pelo artista. Participam ainda do projeto artistas contemporâneos comissionados a produzirem obras instigadas pelo contato com a produção de Antonio Henrique Amaral: Ana Elisa Egreja, Antonio Obá, Deyson Gilbert, Flora Rebollo, Igi Lola Ayedun, Julia Debasse, Luiz Queiroz e Raquel Nava.

 

 

Entrada actualizada el el 05 ene de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones