Exposición en

Allegria

Dónde:
Cuándo:
21 jun de 2018 - 12 jul de 2018
Inauguración:
21 jun de 2018
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Carta para Giuseppe Ungaretti Allegria Escrevo-lhe esta carta porque Allegria, inspirada no seu livro de poemas de 1936, é o título que quis dar a estas obras, onde o traço tem o valor de um pensamento. Gravado na tela e no papel na sintaxe de consciência, que tem a ver com a memória e com o ser como “fluxo de inúmeros contrastes de enxertos”, assim como você escreveu nos versos dedicados a Itália (1 de Outubro de 1916). Com a experiência da guerra e sem ceder à fácil ideia do herói, você sentiu a necessidade de reaproximar-se ao Homem e à exigência de entrar nos abismos para encontrar, onde o lugar físico desaparece, aquela palavra carregada que pudesse coincidir com a complexidade do verso. Afinou a palavra até encontrar a sua beleza e na escuridão de uma noite de Giugno, o nascer do sol. Assim, também eu raspei o preto, tirei a matéria e ... pacientemente esperei que a imagem obtivesse forma. Tracei uma marca em papel fino sentindo a sua fragilidade, enquanto a mão, movendo-se no espaço pintado, trouxe consigo toda a memória de um gesto. Você ligou a sua existência à poesia e usou-a como valor universal, fez-me ver que é sempre um confronto entre a memória e um sinal que explica as coisas, e deixei que a minha mão seguisse aquele impulso que existe em mim, e fora. Allegria, então. A exultação que, num momento, invade o espaço para deixar a memória indelével. Sim, é verdade, existe um longo período entre estas minhas palavras e o seu trabalho. Mas, mesmo em virtude disso permito-me de escrevê-las, para que a memória coincida com a intenção e o destino com intuição. Então viu no outro o irmão disposto, como você, para desafiar o destino em nome de algo melhor. Talvez com tudo isto perdeu-se a memoria, mas as recordações permanecem em mim e os sinais, embora frágeis e desgastados, deixaram um traço nestas imagens, que não descrevem, que nascem como um sedimento de experiências e que a mão regista. Agora, a partir desta cidade que olha mais para o mar do que para a terra, permito-me de escrever estas palavras. Temo e sinto embaraço, porque a sua figura atravessou a vivência até chegar ao valor das ideais. Isto roubei-o de si, e utilizo-o como penhor à memória, tentando dar corpo a algo que a consciência me leva a fazer, que a minha mão traçou e o olho viu. Renzo Marasca, Lisboa

 

 

Entrada actualizada el el 21 jun de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones