Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Olho nu

Dónde:
Galeria Millan / Rua Fradique Coutinho, 1360/1430 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
14 ago de 2021 - 15 sep de 2021
Inauguración:
14 ago de 2021
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A terceira exposição individual de Ana Prata na galeria, Olho nu, reúne 24 pinturas, entre pequenos e grandes formatos. A mostra expande o suporte bidimensional ao inseri-lo em diálogo direto com o espaço através de um projeto visual idealizado pela artista em conjunto com Carol Tonetti e Vitor Cesar, que assinam o design da exposição. A exposição marca também o lançamento da publicação inédita Defeitos para o mundo dos sérios, uma correalização da artista com a Galeria Millan e a Ubu Editora, que inclui ensaios dos curadores Livia Benedetti e Ivo Mesquita, além de uma entrevista em diálogo com o também curador Tiago Mesquita. Ana Prata (1980, Sete Lagoas, MG) desenvolve sua pesquisa em um percurso de experimentação dinâmico. A prática de Prata combina o emprego de referências históricas — tal como o uso de um repertório modernista — à presença da interioridade. Em suas composições mais recentes, a artista estabelece um ... vocabulário guiado por diversas frentes da dimensão simbólica, ainda que com uma ambiguidade latente, decorrente da franqueza de sua pintura. Em Olho nu, o tema da natureza-morta ocupa a maior parte do corpo de trabalhos, produzido ao longo dos últimos anos. Este gênero historicamente consolidado permite a construção de infindáveis caminhos possíveis, ponto de partida para o interesse de Prata pelo tema. Segundo Livia Benedetti, “há também de se indagar sobre a própria motivação da artista na opção por esse gênero de pintura que, na produção de Ana, não é absolutamente utilizado como um tema neutro, mas possui uma carga de enfrentamento a um lugar que pode ser incômodo para uma artista mulher, justamente pela associação naturalizada do gênero feminino com a ordem da casa, da cozinha e do singelo”. Transitando entre a ótica do humor e do universo íntimo, a prática de Ana Prata mostra-se, ainda e fundamentalmente, como um exercício de seu espírito crítico. "O que vem antes para mim é sempre a matéria, as muitas possibilidades que a pintura oferece, enquanto coisa, é onde existe um enfrentamento. Ultimamente estou gostando de pintar os potes, frutinhas, etc. Parece que estou buscando uma espécie de afetividade ou conforto que se expressa nessas pequenas cenas. Olho pra elas como brinquedos, ou às vezes representações de objetos pertencentes a mundos distantes, quem sabe até pré-históricos. São ficções, o jeito de fazer é o que impregna algum sentido de realidade", comenta a artista. Por entre o jogo de objetos predominantemente domésticos, irrompem jarros, vasos, cestos, frutas e flores dispostos sobre toalhas, mesas ou tapetes. Por meio destes, entretanto, a representação pictórica experimenta outros sentidos, uma vez que cada pintura os evoca de maneira singular, seja em relação à construção de sua poética ou à sua solução formal. Entre uma pintura e outra, estas esferas de enunciação revelam-se conduzidas por uma prática, como descrita por Ivo Mesquita, irreverente, enérgica, vibrante.

 

 

Entrada actualizada el el 24 ago de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones