Exposición en Lisboa, Portugal

Aposto 2.0

Dónde:
Residência Artística HS13rc / Rua Heliodoro Salgado, 13 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
10 oct de 2015 - 10 oct de 2017
Inauguración:
10 oct de 2015 / 10:00
Horario:
Todos os dias, durante todas as horas (intervenção urbana)
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web  Blog 
Correo electrónico:
fabiocarvalho2105@gmail.com
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
Depois de passar 30 dias na Residência Artística HS13rc entre fevereiro e março de 2015, quando desenvolveu o projeto de intervenção Urbana APOSTO Fábio Carvalho retornou a Lisboa entre outubro de novembro do mesmo ano para realizar a segunda fase do projeto. Na primeira fase do projeto, o artista criou dois novos padrões de azulejo, a partir de fotos de peças da série "Delicado Desejo". A série "Delicado Desejo" é composta por armas de fogo criadas a partir de um patchwork de diversas rendas. Os novos padrões de azulejo foram impressos em papel, e depois aplicados com cola de amido em diversas fachadas de prédios lisboetas onde os azulejos originais já estavam em falta, por deterioração ou roubo. Nenhum azulejo real foi encoberto pelos azulejos de papel do artista. A escolha entre um ou outro dos padrões criados pelo artista era feita de acordo com o tipo de padrão de azulejo ... de cada fachada, dependendo se estes eram do tipo "1x1" (basta 1 azulejo para se ter o desenho completo) ou "2x2" (quando são necessários de 4 a 7 azulejos para se formar o(s) desenho(s) principais). Os azulejos de papel, ao mesmo tempo que causam um certo estranhamento ao olhar, podem ser por vezes facilmente confundidos com os azulejos originais. Nesta segunda fase, batizado de APOSTO 2.0, Fábio Carvalho criou uma variedade de novos padrões para seus azulejos de papel, “sob medida”, projetados para rebater o padrão original dos azulejos já nas paredes, visando um aprofundamento do diálogo entre o padrão original na fachada e o padrão criado pelo artista. Desta forma, cada fachada será completada com um desenho de azulejo desenvolvido especialmente para aquele prédio. Os projetos de arte urbana de Fábio Carvalho atuam como pequenas inserções, peças que invadem o espaço quase como um parasita. As peças aparecem mais por tensionarem o que já está lá, em vez de impor-se de cima para baixo a um espaço. As peças exigem uma certa intimidade para entrar em ação. Eles permanecem dormentes até que você as ative com o seu olhar. Eles não gritam - sussurram.

 

 
Imágenes de la Exposición
APOSTO 2.0 n° 1

Entrada actualizada el el 29 abr de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones