Exposición en Lisboa, Portugal

Aquaria - Ou a Ilusão de Um Mar Fechado

Dónde:
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) / Av. de Brasília, Central Tejo / Lisboa, Portugal
Cuándo:
18 mar de 2021 - 06 sep de 2021
Inauguración:
18 mar de 2021
Comisariada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
“Aquaria — Ou a Ilusão de Um Mar Fechado” é uma exposição que reflete sobre possibilidades e novas questões que o repensar da nossa relação com o mundo marinho poderia pressupor. Os aquários são dispositivos que organizam e representam a vida marinha, sistemas complexos que, no paradigma da modernidade e da urbanização, personificam a transformação da natureza em cultura, graças ao apoio da tecnologia e do capital. Esta separação da cultura como uma entidade divorciada do mundo orgânico-natural deriva de tentativas científicas e racionais de categorização e organização. Porém, este tipo de construções que dividem a cultura da natureza já não é convincente no âmbito de um novo regime climático que apela a novas narrativas que vão para lá das hierarquias que giram em torno do homem e da sua exploração de recursos e corpos. Com curadoria de Angela Rui, o percurso da exposição desenrola-se através de onze instalações que oferecem ... pontos de vista que servem para realçar de que modo foram as formas de compreensão do ambiente marinho outrora concebidas e devem hoje ser repensadas. Como parte da exposição, foi encomendado a Armin Linke um filme, realizado inteiramente nos bastidores do Oceanário de Lisboa, que examina a multidimensionalidade da arquitetura aquática, na qual as maravilhas da natureza são exibidas através de tecnologia escondida e bem orquestrada. A documentação histórica apresentada, desde meados do século XIX até aos nossos dias, entra em diálogo com as obras contemporâneas, contextualizando posições de base ocidental sobre políticas institucionais, exibição naturalista, ligações com as grandes Exposições Universais, expedições científicas e atividades coloniais e extrativas em relação a outras geografias. Olhando para a natureza dos aquários e a relação distinta entre espaços e cenas técnicas, o design expositivo concebido pelo estúdio 2050+ trabalha sobre as noções de interface e limiar, mostrando duas categorias de dispositivos espaciais: um sistema industrial de exposições para acomodar o material de investigação e uma sequência fluida para orquestrar as instalações dos artistas. A instalação atua como um aquário expandido, onde as relações hierárquicas são neutralizadas. O projeto gráfico e a identidade visual desenvolvidos pelo Studio òbelo visa perturbar o olhar do espectador, despertando uma consciência autorreflexiva das ambiguidades da perceção, tomando a figura do Cubo Necker (1832) como ponto de partida e conceptualizando o aquário numa série de cubos impossíveis. Com projetos de Revital Cohen e Tuur Van Balen, Julien Creuzet, Simon Denny, Marjolijn Dijckman & Toril Johannessen, Michela de Mattei, Alice dos Reis, Eva Jack, Joan Jonas, Armin Linke, Superflex e Stef Veldhuis.

 

 

Entrada actualizada el el 02 feb de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Exposición
14 mar de 2024 - 22 may de 2024

Carreras Múgica / Bilbao, Vizcaya, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones